Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Adepará contribui para a saúde das lavouras com fiscalização e programas fitossanitários

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) desenvove programas essenciais para o controle e prevenção de pragas

Por Carol Menezes (SECOM)
02/11/2020 12h48

Ações de controle e prevenção de pragas beneficiam produtores rurais que podem produzir mais e melhorA Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) possui programas para monitoramento, levantamento e detecção de pragas que se dividem em importância econômica e quarentenária, visando a prevenção e controle dentro do Estado. Os produtores rurais são beneficiados, pois com o atendimento a exigências de mercado, a produção paraense pode ser exportada para outros países ganhando valor agregado.

Na gerência de pragas de importância econômica, estão os programas: Fitossanitário da Cultura da Soja, Programa Fitossanitário da Cultura do Abacaxi e Programa Fitossanitário da Cultura da Pimenta-do-Reino. Dentre os objetivos gerais, destacam-se as ações de levantamentos fitossanitários, cadastro de produtores rurais e propriedades rurais. Já na gerência de pragas importância quarentenária, estão incluídos os Programas Fitossanitários da banana, do Cacau e Cupuaçú, Citros e o Amarelecimento Letal das Palmeiras.

Também, ligadas à Gerência de Defesa Vegetal, há o programa da Certificação Fitossanitária e a Gerência do Programa de Erradicação da Mosca das Frutas, este último, um dos mais importantes para o Pará, onde a não execução satisfatória, poderá refletir em restrições nas exportações de frutos in natura de hospedeiros da Mosca-da-Carambola.

Todas as atividades desenvolvidas obedecem aos requisitos de Legislações Federais e Estaduais. E em parceria com a Gerência de Educação Sanitária, são executadas ações de conscientização e sensibilização quanto às atividades relacionadas à defesa sanitária de plantios e cultivos paraenses.
De acordo com Vanderlei Silva de Ataídes, presidente da Associação dos produtores de Soja, Arroz e milho do Estado do Pará (Aprosoja), “o maior benefício é garantir a não entrada de ferrugem asiática nas lavouras”.

"Isso faz com que o produtor cumpra o vazio sanitário e tenha benefício. Não vai ter praga, doença, o que pode diminuir ganho na atividade. A Adepará faz o trabalho de conscientização do produtor, e depois sai em visita para averiguar se está cumprindo as exigências", avalia.