Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

Mototaxistas do interior fazem cursos de capacitação e atualização profissional

Em parceria com entidades representativas da categoria, Escola Pública de Trânsito leva a formação a Abaetetuba, Paragominas, Moju, Castanhal e Xinguara

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
03/11/2020 11h17

Linha de microcrédito do governo do Estado a mototaxistas aumentou a procura pelos cursos especializados de formação e atualizaçãoO Departamento de Trânsito do Estado (Detran) inicia nesta terça-feira (3), uma série de Cursos de Capacitação e Atualização para Mototaxistas no interior do estado. Os cursos objetivam educar e habilitar os condutores a exercerem a profissão com segurança no trânsito.

Até o dia 28 deste mês serão atendidos profissionais de Abaetetuba, Paragominas, Moju, Castanhal e Xinguara. Em Belém, já foram capacitados mais de 50 profissionais no final de outubro.

De acordo com a Resolução Nº 410 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o curso especializado é obrigatório para mototaxista e motofretista, devendo passar por atualização a cada cinco anos. Além disso, o curso de atualização é gratuito e a taxa do curso de capacitação sai a um custo mais baixo quando realizado pelo Detran.

Gerente da Escola Pública de Trânsito e umas das coordenadoras da ação no Projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará, Jomaine Marinho explica que a demanda dos cursos é das entidades representativas dos mototaxistas (federação, associações e sindicatos).

A ação visa, principalmente, a aproximar os serviços do órgão da população do estado. "Quando viajamos para os municípios, vemos e entendemos a necessidade desse tipo de ação", diz ela, ao explicar que os pedidos aumentaram após a criação de uma linha de microcrédito especial do governo do Estado, através do Banpará, para os mototaxistas.

RENDA

Desde então, a categoria tem incentivado a formação desses profissionais, de acordo com os critérios estabelecidos pela legislação e pelo próprio programa, a fim de incrementar a renda dos beneficiários.

"Com essa linha de crédito temos conseguido fazer boas parcerias com o Estado no sentido de levar esse incentivo a todo o interior. Para tanto, é preciso que o mototaxista esteja todo legalizado, incluindo os cursos de formação e atualização", explica o presidente da Federação dos Mototaxistas e Motoboys do Estado do Pará (Fenamoto), Alessandro Félix.

A primeira capacitação no interior ocorre nesta terça-feira (3) em Abaetetuba e em Paragominas, com conteúdo voltado para a atualização do curso. Por meio deles, os instrutores do Detran realizam um trabalho que foca na segurança do transporte de passageiros, segurança viária e legislação do trânsito.

Na sequência, as ações acontecem em Castanhal, no período de 09 a 14, com o curso de atualização;  e de 16 a 28, nos municípios de Moju e Xinguara, que terão tanto o curso de formação, como o de transporte de passageiros.