Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROCESSO SELETIVO

Forma Pará reabre inscrições ao curso de tecnólogo em gastronomia em Salinas e Icoaraci

Candidatos têm até o dia 12 deste mês para inscrever-se à seleção, cujo edital oferece 50 vagas para cada uma das localidades onde o curso será realizado

Por Fernanda Graim (SECTET)
03/11/2020 13h06

Estão reabertas as inscrições para o processo seletivo especial do curso de tecnólogo em gastronomia, oferecido por meio do projeto Forma Pará, no município de Salinópolis, nordeste do Estado, e no distrito de Icoaraci. O edital prevê a oferta de 50 vagas para cada lugar e agora as inscrições, que haviam se encerrado no dia 29 de outubro, podem ser realizadas até 12 de novembro, assim como as solicitações de atendimento especial.

O Forma Pará é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e conta com a parceria das Instituições de Ensino Superior Públicas presentes no estado. No caso do curso de gastronomia, as aulas serão oferecidas pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) é a responsável pelo processo seletivo.

OUTRAS UNIVERSIDADES

O período de inscrições para os processos seletivos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que havia sido encerrado no dia 22 de outubro, também está reaberto e segue até 12 de novembro.

O edital da Unifesspa oferece 315 vagas nos municípios de Abel Figueiredo (Administração – 50 vagas), Bom Jesus do Tocantins (Ciências Contábeis – 50 vagas), Itupiranga (Pedagogia – 50 vagas), Jacundá (Psicologia – 35 vagas), Ourilândia (Zootecnia - 40 vagas), Piçarra (Medicina Veterinária – 40 vagas) e Tailândia (Engenharia Florestal – 50 vagas).

Já a Ufopa oferta 90 vagas nos municípios de Novo Progresso (Engenharia Sanitária e Ambiental – 50 vagas) e Rurópolis (Agronomia – 40 vagas).

O projeto Forma Pará também está com inscrições abertas, desde o dia 27 de outubro, para 200 vagas no curso de agronomia, que será ofertado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) com turmas de 50 alunos cada para os municípios de Goianésia, Mocajuba, Ourém e Ulianópolis.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever nos processos seletivos, o candidato deve acessar o site da Fadesp. No processo de solicitação da inscrição, o candidato deverá, primeiramente, cadastrar-se e preencher, em seguida, o formulário eletrônico de requerimento de inscrição, seguindo as instruções ali contidas e realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 (oitenta reais).

A data prevista para a realização das provas é 13 de dezembro. A prova de conhecimentos será composta de uma prova objetiva e uma de redação em língua portuguesa. Os editais dos cursos oferecidos pelo projeto Forma Pará também preveem a atribuição de um bônus de 10% (dez por cento) sobre a pontuação da Prova de Conhecimentos, aos candidatos que tenham cursado pelo menos um dos anos do ensino médio, ou estejam cursando o último ano desse nível de ensino, no município/distrito em que o curso será ofertado, a ser comprovado no ato da Habilitação ao Vínculo Institucional.

Os editais determinam ainda a reserva de vagas para pessoas com deficiência e para candidatos cotistas, ou seja, aqueles que, no ato da solicitação de inscrição, declararem que cursaram todas as séries do ensino médio, ou curso equivalente, em escolas da rede pública brasileira.

Todas as informações a respeito dos processos seletivos estão contidas em (https://portalfadesp.org.br/?page_id=316). É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar todos os atos, editais e comunicados referentes ao processo publicado no Diário Oficial da União e/ou no referido endereço eletrônico.