Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INDÚSTRIA DO CHOCOLATE

Governo do Estado entrega a Escola Indústria do Chocolate em Igarapé-Miri

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
03/11/2020 14h44

Na manhã desta terça-feira (3), o Governo do Pará entregou à população de Igarapé-Miri, no nordeste do Estado, a Escola Indústria de Chocolate. Além de fomentar a geração de emprego e renda na região, a iniciativa do Estado visa alavancar a verticalização da cadeia produtiva de cacau, ampliando seus benefícios socioeconômicos, através da geração de conhecimento agregando valor ao cultivo do fruto no Pará. 

No ato de entrega, o governador Helder Barbalho, acompanhado da deputada federal, Elcione Barbalho; do líder do governo na atual legislatura, o deputado estadual Chicão e do secretário, Hugo Suenaga, da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), destacou a importância de mais uma unidade de incentivo à produção local e a sua verticalização. “

O que nós estamos fazendo nesta parceria é fazer com o que o estado do Pará não seja meramente o maior produtor de cacau. E sim, fazer do cacau e da amêndoa, a produção do chocolate, que possamos fazer a manteiga, a polpa e possamos garantir que todos os produtos advindos do cacau possam, aqui no nosso Estado, gerar riqueza. Com esta escola, nós estamos garantindo com que o pequeno produtor possa saber da potencialidade da sua produção, que ele possa conhecer o produto e saber como fazer”, ressaltou o chefe do executivo

Como o maior produtor de cacau do Brasil, o estado do Pará, tem com esta entrega, a sua 2ª escola indústria em pleno funcionamento, com a primeira entregue para o município de Altamira, em 2019. Em parceria com a Faepa e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem), este projeto do Governo vai implantar um total de seis escolas de beneficiamento de cacau, sendo uma móvel e cinco fixas que serão construídas nos municípios de Igarapé-Miri, Altamira Medicilândia, Castanhal e Tomé-Açu.

Para o titular da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Hugo Suenaga, a escola indústria reforça o compromisso do governo do Estado na atuação do setor produtivo, principalmente na cacauicultura, com o alinhamento dos setores para que possa ter bons frutos no futuro e gerar emprego e renda e reverter à exportação do cacau como matéria-prima 

“Esse projeto através da transferência de tecnologia e assistência técnica que o Senar vem desenvolvendo e vai contribuir com a verticalização do cacau e capacitar a comunidade e a região para que possam cada vez mais transformar as amêndoas e o cacau em chocolate”, afirmou o secretário, que acrescentou “a nossa meta em cada unidade dessa é capacitar cerca de 5 mil pessoas por ano e  cada vez mais qualificar a nossa mão de obra de uma forma que eles se tornem grandes empreendedores do futuro”, finalizou.  

Agricultor da região há 20 anos, Cláudio Portilho, diz que a capacitação, através da escola-indústria vem para trazer a valorização do produto e capacitar o produtor.

“Através desta capacitação, a gente pode fazer nossa produção local e nós mesmos industrializarmos e valorizarmos o nosso produto, algo que era bem difícil antes desta iniciativa, porque através desta parceria ficou mais fácil para conseguirmos uma linha de crédito do Banpará para poder produzir e empreender”, frisou o agricultor. 

Projeto Escola-Indústria - A proposta é promover palestras técnicas sobre o manejo do cacau ao chocolate com aulas práticas, onde os participantes terão a oportunidade de compartilhar de aulas práticas e vivenciar o contato com o maquinário para o aprendizado da produção de chocolate.