Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORPEM

Escola de Governança e Seduc iniciam qualificação de professores para o Enem

Profissionais de seis municípios entram em contato com o ensino por competências e habilidades

Por Isabela Quirino (EGPA)
03/11/2020 19h20

Professores de escolas estaduais de ensino médio dos municípios de Bragança, Cametá, Abaetetuba, Castanhal, Santa Izabel do Pará e Capanema participaram, na noite da última segunda-feira (2), da aula inaugural da Formação de Professores do Ensino Médio para o Enem (Forpem), ofertada pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As aulas prosseguem até a próxima sexta-feira (06).

Aula inaugural da Formação, que qualifica professores do ensino médioLuzilene Moraes Ales, que atua na Escola Estadual Rio Caeté desde 1996, avaliou os tópicos abordados na aula inaugural como relevantes para a realidade atual dos professores de ensino médio, o que demonstra a qualidade da Formação. “O professor Marcelo Casanova e a professora Silene Trópicos abordaram uma reflexão sobre essa proposta de ensino por área de conhecimento, focando que o professor, enquanto mediador, deve buscar por meio da sua prática a concretização do processo de ensino e aprendizagem de forma significativa”, ressaltou.

Áreas do Enem - O Projeto Forpem se destina à qualificação de professores do ensino médio nas áreas dos conhecimentos aplicados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação conta com a colaboração da Coordenação do Ensino Médio, Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) e Unidades Seduc na Escola (USEs).

Dentro do projeto, os professores têm a oportunidade de se familiarizar com o ensino por competências e habilidades, além da interdisciplinaridade e contextualização do ensino. O curso será realizado a distância (EaD) e terá 20 horas, sendo 4 horas de trabalho vivencial, com “aulão” virtual para os alunos das escolas onde trabalham os professores participantes.

O segundo polo da Formação está com as inscrições abertas, para atender os municípios de Maracanã, Tucuruí, Capitão Poço e Mãe do Rio. Os professores desses municípios realizarão o curso entre 16 e 20 de novembro. Para fazer a inscrição on-line, o professor deve se comunicar com o diretor de sua escola de origem.