Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Semas discute implantação de laboratório de análise da água em Barcarena e região

O laboratório de monitoramento será custeado pela Hydro, como um dos itens previstos no Termo de Ajustamento de Conduta firmado com a Secretaria e o Ministério Público Estadual

Por Anna Paula Mello (SEMAS)
04/11/2020 14h45

A instalação do laboratório de monitoramento da qualidade da água e do ar em Barcarena foi discutida, em uma reunião virtual, conduzida pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O'de Almeida, com a participação de representantes da empresa Hydro e o Reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Cláudio Alex Rocha. A reunião teve como temas centrais: listar os equipamentos necessários, definir os locais nos quais as instalações precisam ser feitas e entender a dinâmica de manutenções dessas ferramentas tecnológicas.

O laboratório de monitoramento é uma das exigências previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pela Hydro com o Governo do Estado do Pará e o Ministério Público do Estado, em fevereiro de 2018, na cidade de Barcarena. Na ocasião, o Rio Murucupi ficou com tonalidade avermelhada, cor característica da bauxita.

Outra questão levantada durante a conversa, foi acerca do local que vai abrigar o laboratório. O reitor da IFPA, Cláudio Alex Rocha, demonstrou interesse na parceria: “Temos interesse em ceder espaço no nosso prédio para um projeto tão importante como esse. Nossa estrutura fica em Abaetetuba e agrega as pesquisas de toda a região, incluindo Barcarena. Temos mestres em química, biologia e podemos fazer a integração com pesquisadores de toda a nossa rede de ensino, inclusive com estudantes e professores da Universidade do Estado do Pará (UEPA)”, acrescentou o Reitor.

Ao final da reunião, o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), ponderou sobre a segurança desses equipamentos e pediu agilidade nas discussões junto ao Ministério Público Estadual, para garantir celeridade à implantação do laboratório: “Nosso próximo passo é reunir com o MPE, para mostrar essa lista de equipamentos que fazem parte do Termo de Referência para aquisição dessas ferramentas por parte da Hydro, mostrar a sugestão de implantação do laboratório no prédio da IFPA e alinhar as estratégias, para que esse trabalho de monitoramento comece o quanto antes”, enfatizou o secretário.