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URBANIZAÇÃO

Obras na rua Padre Bruno Sechi avançam e promovem melhorias à mobilidade em Belém

Cerca de 45% dos serviços já foram executados e a entrega está definida para 2021

Por Giovanna Abreu (SECOM)
05/11/2020 13h32

Morador do Tapanã, e há um ano sem emprego, o pedreiro Romerito Cardoso é um dos 350 trabalhadores contratados pelo projetoEstão intensificadas as obras de duplicação e requalificação da rua Padre Bruno Sechi, antiga rua Yamada, em Belém, executadas pelo Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). Cerca de 45% dos serviços já foram concluídos e vão garantir melhorias para a mobilidade, infraestrutura e urbanização da capital.

Segundo o diretor-geral do NGTM, Eduardo Ribeiro, essa era uma das obras que se estendem há mais de 10 anos e foram retomadas pela atual gestão, consolidando o Projeto Via Metrópole, desenvolvido pelo Governo estadual, que busca proporcionar melhor condição de trafegabilidade, redução do tempo percorrido, maior segurança e qualidade de vida para a população.

“A rua Padre Bruno tem uma ligação com a área central de Belém e é uma alternativa muito forte para o tráfego de veículos que transitam pela avenida Augusto Montenegro, no sentido de Belém-Icoaraci, especialmente, após a implantação do BRT, com a redução da capacidade de tráfego para veículos particulares”, ressalta o diretor-geral.

Os serviços de duplicação das vias, pavimentação asfáltica, drenagem profunda, calçadas com acessibilidade e piso tátil, ciclofaixas, iluminação pública, sinalização viária e implantação de canteiro central serão implantados na via, beneficiando cerca de 500 mil pessoas direta ou indiretamente.

Júlia dos Anjos vende salgados e chopp de frutas na rua Padre Bruno e está satisfeita com o desenvolvimento da área, em que ela moraA vendedora Ângela Luz, moradora do bairro do Tapanã, renovou as esperanças com a execução das obras. Ela relembra os perigos que já enfrentou ao andar de bicicleta na via. “Além da movimentação intensa, a falta de sinalização e de respeito com os ciclistas, todo o dia tinha um buraco novo. Esse investimento vai garantir mais segurança para quem transita por aqui”.

O fluxo da rua Padre Bruno é uma alternativa para muitos motoristas que tentam escapar dos engarrafamentos. Tanto essa via quanto a nova rodovia do Tapanã são importantes corredores de tráfego da capital e fazem ligação com outras avenidas principais, como a Centenário, a Augusto Montenegro e a Arthur Bernardes.

DESAPROPRIAÇÕES

Ângela Luz também mora e trabalha no Tapanã e os serviços na rua Padre Bruno lhe renovaram as esperanças em dias melhoresAo longo da via precisam ser realizadas mais de 70 desapropriações, além do remanejamento de interferências, para que seja possível consolidar a rua Padre Bruno como um importante corredor de passageiros e cargas em Belém. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2021.

Júlia dos Anjos é uma das moradoras que serão indenizadas pela desapropriação parcial do seu terreno, para que seja possível a continuidade das obras e duplicação da via. Ela vende salgados e chopp de frutas em um puxadinho às margens da rua Padre Bruno e considera necessárias as medidas para o desenvolvimento da área.

“Muito boa essa iniciativa. Com a indenização, quero melhorar a minha casa e investir nas vendas. Os alagamentos e o abandono destruíram meu ponto, que agora vai ser valorizado com a nova pista e ficará mais visível para os clientes”, ressalta.

MAIS EMPREGO

As obras de duplicação e urbanização do bairro do Tapanã valorizam a contratação da mão de obra local. O pedreiro Romerito Cardoso é um dos 350 trabalhadores envolvidos no projeto. Antes de ser contratado, ele estava há um ano desempregado.

“Eu corria atrás de emprego, mas o mercado de trabalho estava muito difícil. Quando soube dessa vaga, agarrei com unhas e dentes a oportunidade para não deixar ela escapar. É um orgulho para mim participar diretamente do processo de desenvolvimento do bairro que eu moro”, ressalta o trabalhador.

NOVA RODOVIA DO TAPANÃ

Entregue pelo governador Helder Barbalho no dia 25 de outubro, a nova rodovia do Tapanã, em Belém, tem quase 5 km de via com um novo sistema de drenagem, duplicação de pista, pavimentação, calçada com acessibilidade e ciclofaixa, novas luminárias e sinalização vertical e horizontal. Esse foi mais um investimento do Governo do Estado para melhorar a mobilidade da capital.