Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E LAZER

Webinário desta sexta-feira (06) discute a mitologia na ópera

Encontro terá a presença da filósofa Lúcia Helena Galvão Maya e pode ser acessado a partir das 17h no Canal do YouTube do Theatro da Paz

Por Gabriel Marques (SECULT)
06/11/2020 12h41

Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música abordam a mitologia da ópera em webinário A mitologia e seus encantos vão pautar o webinário do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz, nesta sexta-feira (06), a partir das 17h com transmissão pelo Youtube do Theatro. O evento integra a  programação do evento operístico realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM). 

Este webnário terá formato especial, com entrevista da filósofa especialista em mitologia Lúcia Helena Galvão Maya, mediação de Daniel Araújo, diretor do TP, e participação de Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura. Lúcia Helena é professora de filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil e profere palestras e conferências regularmente para grandes públicos no Brasil e outros países.

A intenção do webciclo é apresentar aos alunos do curso de formação e aos demais interessados camadas mais profundas da mitologia e do entendimento da ópera em si, e mostrar a dimensão da mitologia que é tão presente desde os primórdios da música erudita.

O encontro vitural integra o XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz e pode ser acompanhado pelo canal do YouTube do Theatro da PazO diretor Daniel Araújo celebra a importância do encontro para os participantes do Festival. “É de extrema importância esse contato com o contexto mitológico, mostrar a eles [alunos] como pode ser mais enriquecedor quando você pode acessar com essa chave do entendimento camadas mais profundas da mitologia e da ópera”, reitera.

O webinário vai possibilitar a troca de conhecimento teórico com a filósofa sobre óperas que têm em seu enredo contos mitológicos. Esse repertório de conhecimento será a base também para o segundo encontro com Lúcia Galvão, que será realizado no dia 13/11, quando ela irá analisar a ópera “A Flauta Mágica”, clássica composição de Mozart.

Esse é um momento especial da programação, que, diante da pandemia, precisou se reinventar para dar continuidade ao Festival de forma online. Segundo Daniel Araújo, o distanciamento acabou proporcionando aos participantes o acesso a profissionais do Brasil inteiro durante a formação. “Esse foi o grande diferencial deste ano. A repercussão e aceitação dos webciclos têm superado nossas expectativas a cada sexta. Colocar junto para debater e ampliar os horizontes com profissionais desse gabarito tem sido enriquecedor para todos nós”, conta.

*Com informações de Sorella Conteúdo

Serviço
Webinário “A mitologia na ópera”
XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz - II Curso de Formação em Ópera
Data: 06/11/2020
Hora: 17h
No Canal do YouTube do Theatro da Paz.
Programação gratuita e aberta ao público.