Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E CIDADANIA

Jovem escritora autista expressa o universo do autismo em livro impresso pela Ioepa

A obra “Histórias de Milena” tem quatro narrativas voltadas ao público infantil, escritas por Milena Costa que tem Transtorno do Espectro Autista

Por Ailson Braga (IOE)
06/11/2020 13h31

“Só quero agradecer, à minha tia, que faz tudo por mim, aos meus amigos que pararam pra ouvir as histórias'', disse Milena Costa.Lançar um livro é um sonho para qualquer escritor, ainda mais quando essa obra representa um esforço de superação, um exemplo de vida. Este é o caso da jovem escritora Milena Lima Costa, de 17 anos, que nesta sexta-feira (06), recebeu os 420 exemplares de seu livro “Histórias de Milena”, ilustradas pelo também jovem Geovane Barbosa Ferreira.

Autora e ilustrador têm Transtorno do Espectro Autista, e a manhã de hoje foi marcada por emoção, lágrimas de felicidade com o livro entregue pelo coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), Rodrigo Moraes. Milena Costa esteve cercada de familiares e afeto.

"Esse livro só reafirma o papel de inclusão social da Editora Pública da Ioepa, por meio da literatura”, afirmou Rodrigo Moraes, da Ioepa.“Para nós esse momento é muito importante. Estamos orgulhosos de ter ajudado essa jovem contadora de histórias a colocar no papel suas narrativas. Isso só reafirma o papel de inclusão social da Editora Pública da Ioepa, por meio da literatura”, disse o coordenador da Editora da Ioepa, Rodrigo Moraes.

Participaram da entrega do livro editado pela Ioepa, além do coordenador, Rodrigo Moraes; Thiago Campelo, gerente da Autoridade de Registro da Ioepa; a autora Milena Lima Costa; a tia de Milena, Vânia Nascimento; Felipe Bordalo, do Centro Integrado de Ação e Cidadania (Ciic), da Secretaria de Estado de Assistência Social, Emprego e Renda do Estado do Pará (Seaster); Edilberto Silva, que fez toda a capa, a diagramação, foi designer e fez a arte gráfica do livro; e vários familiares de Milena. A jovem escritora é atendida pelo Ciic/Seaster.

As histórias de Milena são imaginativas, com aventuras, reviravoltas e fantasias. E isso fica claro a partir dos títulos das quatro narrativas que formam o livro: “O Bicho-Papão Brincalhão”, “O Menino Lucas e o Monstro Negro”, “Quem Foi?” e “Um Problema Gigante”. Os contos têm uma linguagem livre, misturam prosa e dramaturgia teatral, possuem muitos diálogos e as ilustrações são uma parte importante das narrativas.

Milena estava emocionada durante a entrega dos livros e agradeceu a todos que a ajudaram na jornada da escrita da obra: “Só quero agradecer. Em especial à minha tia, que faz tudo por mim, aos meus amigos que pararam pra ouvir as histórias, ao Geovane que ilustrou o livro e a todos que me ajudaram a chegar até aqui”.

A tia de Milena, Vânia Nascimento, também se emocionou com a entrega da publicação e resumiu o sentimento dos familiares da escritora. “Foi a realização de um sonho, do sonho da vida dela”.

O presidente da Ioepa, Jorge Panzera destacou a relevância da impressão do livro para a autarquia e o Governo do Estado, já que a publicação se insere na política pública de garantir acesso democrático ao livro e à leitura, princípio norteador das novas gestões do Estado e da Ioepa.

“Em nome da Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Ioepa e do Governo do Estado do Pará queremos valorizar essa iniciativa, fomentando e promovendo a literatura. Milena deu um passo importante para realizar seu sonho e vai construindo um exemplo para todos os jovens que sofrem de Transtorno do Espectro Autista, na construção de um referencial de superação de barreiras”, frisou o presidente da Imprensa Oficial do Pará, Jorge Panzera.