Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Governo do Pará participa de encontro internacional sobre bioeconomia

Evento realizado por vídeoconferencia reuniu representantes de ongs e intituições financeiras internacionais em debate sobre desenvolvimento sustentável

Por Anna Paula Mello (SEMAS)
06/11/2020 13h54

A videoconferência reuniu o conselho consultivo para a América Latina para troca de experiências e definições no campo da bioeconomiaO governador do Estado do Pará, Helder Barbalho e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O' de Almeida, participaram de uma videoconferência com representantes de instituições financeiras internacionais, do agronegócio, e da The Nature Conservancy (TNC), ong que participa do acordo de cooperação com o Estado, para a formulação de projetos de meio ambiente e desenvolvimento sustentável conforme o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA).

O Pará foi o único  na condição de ente estadual a participar do evento pan-amazônico. O encontro mobilizou o conselho consultivo para a América Latina, para a troca de experiências, verificação de cenários econômicos, sociais e ambientais a fim definir ações a serem realizadas e incentivadas.

Helder Barbalho agradeceu a união de forças em defesa da preservação da floresta amazônica e a cooperação da TNC na construção de políticas públicas voltadas para o meio ambiente no território estadual.

O governador reafirmou o compromisso do Pará com a Agenda do Desenvolvimento Sustentável e falou sobre o cenário socioambiental regional.

"Sabemos dos desafios históricos que desde de 2010 colocam o Estado na lista do desmatamento. Nesse um ano e dez meses de governo, sabemos que para obter resultados precisamos promover uma mudança cultural, atuar não só na repressão, mas mostrando aos produtores rurais que é possível reverter essa lógica e garantir a produtividade aliada às boas práticas ambientais''.

"Construímos o Plano Estadual Amazônia Agora, criamos a Força Estadual de Combate ao Desmatamento, que já mostrou resultado, com a redução de 63% no desmatamento em Agosto, deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Agora estamos indo além e ampliando a nossa regularização fundiária, os cadastros ambientais rurais, o apoio aos produtores rurais”, afirmou o governador.

Helder Barbalho enfatizou a importância do processso de rastreabilidade da produção, por entendê-lo como um elemento-chave para a eficiência da cadeia de alimentos e para a qualidade das entregas ao consumidor.

“Precisamos fazer a rastreabilidade da nossa produção e garantir que a nossa pecuária produza mais sem desmatar, saindo dessa média de 0,9 cabeças de gado por hectare, para 3 cabeças de gado por hectare, fazendo a produção intensiva, por meio de fomento, apoio técnico e acesso as linhas de crédito aos produtores rurais”, frisou ele.

Presidente da organização TNC, Jennifer Morris conduziu a dinâmica dos debates e destacou o compromisso do Governo do Pará com a preservação da floresta. O titular da Semas acompanhou a videoconferência ao lado do governador e informou que o evento seria realizado em Belém, mas por causa da pandemia, o governo estadual decidiu pelo formato virtual.

"Um encontro importante que reúne diversos CEOs (lideranças) de empresas internacionais, o ex-secretário do Tesouro Americano, o ex-presidente do Chile, ou seja, pessoas que podem colaborar com sugestões para a Amazônia Paraense. Importante dizer que o Pará já vem trabalhando em parceria com a TNC e a Safe Trace, para fazer um programa da rastreabilidade da produção da carne, fazendo com que toda a cadeia da pecuária paraense evite o desmatamento. Esse é um dos objetivos dentro do PEAA”, ressaltou Mauro O' de Almeida.