Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA, HISTÓRIA E CIDADANIA

Arquivo Público cria mostra sobre a luta diária e histórica dos negros no Pará

Exposição integra o Preamar da Consciência Negra com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, de 9 a 30 de novembro, em Belém

Por Thaís Siqueira (SECULT)
06/11/2020 14h35

O Arquivo Público do Pará está com uma programação especial para o Preamar da Consciência Negra: a exposição “A presença negra no acervo do Arquivo Público: mentalidades, registros, memórias e resistências”. A mostra ficará aberta à visitação pública gratuita de 9 a 30 de novembro, das 8h às 14h, no  prédio do Arquivo Público, na travessa Campos Sales, 273, no bairro da Campina, em Belém. E para evitar aglomerações no espaço, a entrada será limitada a dois visitantes por vez.

Serão expostos documentos históricos dos períodos colonial, imperial e republicano que evidenciam a participação negra na Cabanagem; arquivos do Poder Judiciário que trazem mulheres negras entrando na justiça para libertarem seus filhos durante o período da escravidão negra; e relatórios do período colonial que mostram a presença de quilombo em várias regiões estaduais.

Os visitantes também poderão conhecer autos de inquéritos policiais dentro da Secretaria de Segurança Pública, na primeira metade do século XX, contra pessoas que praticavam rituais religiosos de matrizes africanas; o Código de Postura da cidade de Belém no início do século XX proibindo a realização de batuques; e a iconografia do período colonial de um pelourinho construído na cidade de Vigia, no nordeste paraense.

O diretor do Arquivo Público, Leonardo Torii, enfatiza que “os documentos selecionados retratam muito bem a mentalidade das épocas nas quais foram criados. Ou seja, mostram como o Estado em diferentes períodos históricos - escravidão negra e pós-abolição da escravatura - retratou, puniu, investigou e descreveu os negros e seus descendentes. Também é possível visualizar as diversas formas de sobrevivência e resistência diante de um quadro de opressão e violência”.

De acordo com o diretor Leonado Torii, a exposição levar a reflexões sobre a posição dos negros na sociedade contemporânea, principalmente, no campo político. “Esses documentos mostram não somente homens e mulheres negras na sua luta diária de sobrevivência e de busca pelo reconhecimento de sua condição humana, mas também retratam toda a contribuição dos povos africanos à formação da cultura amazônica e brasileira em suas mais variadas significações”, pontua.

Serviço
Preamar da Consciência Negra
Exposição “A presença negra no acervo do Arquivo Público: mentalidades, registros, memórias e resistências”
De segunda-feira a sexta-feira, 09 a 30 de novembro, das 8h às 14h.
Local: prédio do Arquivo Público, na travessa Campos Sales, 273, no bairro da Campina, em Belém.
*Entrada franca (2 pessoas de cada vez).