Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE DE VIDA

Obras de pavimentação de vias ampliam acesso aos bairros atendidos pelo Terpaz

Equipes da Sedop trabalham para asfaltar quase 45 quilômetros de vias nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba

Por Matheus Rocha (SEAC)
06/11/2020 19h12

Rua pavimentada em Marituba, um dos Territórios pela Paz implantados pelo governo do Estado A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) prossegue as obras de pavimentação do Programa Asfalto Por Todo o Pará em municípios da Região Metropolitana de Belém atendidos pelo programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), que consiste na articulação de políticas públicas de inclusão social e combate à criminalidade.

Atualmente, o TerPaz atende moradores de sete bairros da Região Metropolitana: Cabanagem, Benguí, Guamá, Terra Firme e Jurunas, na capital; Icuí-Guajará, em Ananindeua, e Nova União, em Marituba. As ações são realizadas em escolas e centros comunitários, mas ganharão espaço próprio com as Usinas da Paz, que estão sendo construídas pelas empresas mineradoras Vale e Hydro, após a parceria firmada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

Com as obras de pavimentação, a Sedop vai garantir melhores condições de mobilidade em vias que dão acesso aos polos do Terpaz. São quase 45 quilômetros de asfalto nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. O morador Fabrício Souza, do bairro Icuí-Guajará, garante que as obras já estão mudando para melhor o cenário local

O empreendedor Fabrício Souza, morador do bairro Icuí-Guajará, disse que as obras de pavimentação estão mudando para melhor a realidade dos moradores. “O asfalto traz mais qualidade de vida, mais saúde e melhores condições de transporte. O asfalto está trazendo mais vida para o bairro do Icuí”, garantiu. 

Mobilidade e segurança - O trabalho de pavimentação também já está beneficiando moradores do bairro Nova União, em Marituba, e segundo o líder comunitário Roberto da Cruz, as obras “vão melhorar a mobilidade para chegarmos às escolas, postos de saúde e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Também vai melhorar a questão da segurança pública, pois antes as viaturas não entravam no bairro”.

Para o titular da Sedop, Ruy Cabral, os bairros atendidos pelo TerPaz necessitam de melhor infraestrutura. “Nosso objetivo é facilitar o acesso da comunidade às Usinas da Paz, além de dar mais qualidade de vida e de mobilidade urbana para os moradores dos bairros atendidos. Este é um programa muito importante e de imensa envergadura”, afirmou o secretário.Equipes da Sedop avançam com as obras nos três municípios da Região Metropolitana

Ainda de acordo Ruy Cabral, a expectativa é que, nos próximos 60 dias, a Sedop esteja executando obras de pavimentação em todos os bairros atendidos pelo Terpaz.

Cidadania – O Projeto Usinas da Paz consiste em grandes complexos públicos, em áreas de aproximadamente 10 mil metros quadrados, com a finalidade de garantir a permanência do Estado nos Territórios, com ênfase na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário, com três eixos fundamentais: assistência, esporte/lazer e cultura.Via asfaltada no bairro Icuí-Guajará, área do TerPaz em Ananindeua

As UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, inclusão digital e serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança e atividades profissionalizantes, além de espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá dependências para cursos livres, dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.