Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ADMINISTRAÇÃO

Estado entrega crédito fundiário, renova frota e armamento da PM em Marabá

Govenador Helder Barbalho entrega uma nova frota para a PM da região e crédito para famílias de agricultores familiares atendidos pela Emater

Por Leonardo Nunes (SECOM)
07/11/2020 20h19

Polícia Militar em Marabá e região recebeu 88 veículos nesta noite de sábado (7), cujas chaves foram entregues por Helder BarbalhoO governador Helder Barbalho entregou, na noite deste sábado (07), 21 carabinas IA2 calibre 5,56 e 88 novos veículos para a frota operacional da Polícia Militar em Marabá e região. Na oportunidade, também foram entregues, de forma inédita no Pará, cinco projetos de crédito fundiário para produtores familiares viabilizarem aquisição de terras próprias para moradia e cultivo.

O chefe do Poder Executivo Estadual destacou que a entrega dos novos veículos tem como objetivo fortalecer o policiamento ostensivo na região, garantir mais agilidade no atendimento à população e proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais militares. “Hoje estando cumprindo mais uma etapa do nosso compromisso de fortalecer a estratégia de segurança pública para garantir paz para nossa população”, disse.

A aquisição de armamentos faz parte da série de investimentos estruturais das forças de segurança realizados pelo Governo do EstadoHelder Barbalho aproveitou a solenidade para destacar o trabalho desempenhado pelos profissionais da segurança pública. “Registo, mais uma vez, minha gratidão ao trabalho e esforço dos profissionais de segurança que buscam colaborar para que sejamos um Estado mais tranquilo e a paz possa prevalecer”.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, destacou a relação custo benefício dos novos veículos. O oficial detalhou que os novos veículos têm a estrutura adequada para oferecer mais segurança. “São investimentos que estão permitindo reduzirmos os índices de violência em nosso Estado pelo segundo ano consecutivo”, afirmou. 

As viaturas entregues pelo governador Helder Barbalho serão utilizadas no combate à criminalidade pela polícia do sudeste do ParáJá o comandante do Policiamento Regional II, responsável pela  Região Sudeste do Estado, Coronel PM Benedito Sabba, ressaltou que os novos veículos e armamentos são importantes à modernização da instituição. “São equipamentos que serão utilizados no combate à criminalidade. Hoje estamos realizando um sonho da frota ser composta por caminhonetes que são viaturas adequadas para trabalhar em todo tipo de terreno”, destacou. 

População aprova investimentos 

A moradora do município, Francisca Oliveira Lopes, acompanhou a solenidade de entrega dos novos equipamentos para Polícia Militar (PM) e aprovou o investimento feito pelo Governo do Estado. “Importantíssimo esse tipo de investimento”, cravou. Rodrigo Mineiro Leite, morador de Parauapebas, cidade que também será beneficiada com as novas viaturas, destacou que os investimentos trazem mais segurança para população. “Aquisição muito boa e positiva. É uma aquisição que traz segurança para toda comunidade. A nossa contribuição está sendo muito bem empregada e de forma positiva”, ponderou. 

Fortalecimento da agricultura familiar 

Durante o evento, o governador conversa com agricultores familiares beneficiados com crédito fundiário para produzir mais e melhor As cinco famílias beneficiadas são agricultores familiares do município de São Domingos do Araguaia e foram  contempladas com o Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) no Estado. Antes do crédito, eles viviam como empregados de outras propriedades rurais ou precisavam arrendar lotes. Agora, com o crédito, a vida vai mudar. Terão terra própria para trabalhare produzir.

Associado ao crédito fundiário, as famílias também participarão de projetos de assistência técnica continuada e direcionada, prestada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural Pará (Emater) por pelo menos cinco anos, a partir de um projeto do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), no valor de R$ 25 mil para cada.

Emocionada, Ana Flávia Silva, 43, uma das contempladas com o crédito fundiário afirma que a vida de sua família vai mudar. “Esse momento é uma das maiores felicidades que já senti. É um sonho realizado. Não me vejo trabalhando em outro lugar, eu amo a terra. Trabalhar no campo é como se fosse parte, extensão da gente. Agora, com o crédito fundiário, vou fortalecer minha horticultura”.

“O próximo passo é solicitar acesso de crédito via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Agarrei a chance como se fosse uma benção, a vida da minha família vai mudar pra melhor", completou Ana Flávia.

A Emater já tem demanda imediata de outro 300 projetos de crédito fundiário para os municípios de Brasil Novo, Dom Eliseu, Conceição do Araguaia, Irituia, Marabá, São Miguel do Guamá e Redenção, Itupiranga, Acará e Marapanim.