Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Sedap leva curso de paisagismo para moradores de Santo Antônio do Tauá

Aprendizado contribui para aprimorar a produção e geração de renda, já que os participantes trabalham com a venda de plantas

Por Camila Botelho (SEDAP)
09/11/2020 14h48

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), através da sua Diretoria de Agricultura Familiar (Dafa), coordenou a realização do curso de paisagismo para 23 produtores da comunidade de São José, na PA-140, km 25 no Ramal São João Coelho, do município de Santo Antônio do Tauá, região nordeste estadual.

O curso foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para duas turmas: uma contendo 13 alunos sendo realizado na última semana de outubro e outro semana passada para uma turma de 10 alunos.

O resultado do que os alunos aprenderam pôde ser visto na prática, pois eles próprios criaram mudas de plantas ornamentais que decoraram a paróquia de São José, inaugurada no último sábado.

De acordo com as informações da gerente de capacitação e difusão tecnológica da Dafa, Cleidiana Monteiro, que acompanhou e supervisionou o curso, todos os alunos receberão certificados de participação. Ela destacou que o aprendizado vai contribuir para a geração de renda, pois os participantes trabalham com a venda de plantas e terão mais embasamento na hora de comercializar os seus produtos.

Além de Cleidiana Monteiro, que é coordenadora da Região de Integração do Guamá, a Diretoria de Agricultura Familiar da Sedap esteve representada pelo técnico agrícola Adalberto Guedes, que falou um pouco das suas experiências aos alunos.

Entre os temas repassados pelo Senar durante o curso estão: introdução ao paisagismo, preparo do solo, aração, plantio, como realizar o planejamento do plantio, a escolha das espécies a ser plantada, a relação com a luminosidade e as regas.

As aulas teóricas foram realizadas dentro da paróquia e as práticas na área externa. Também houve realização de aulas no barracão da igreja.

*Texto por Rose Barbosa (SEDAP).