Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Equidade, Clima e Igualdade de Gênero são temas de webinário promovido pela Semas

Apresentações técnicas e científicas integram a programação, que tem inscrições gratuitas

Por Anna Paula Mello (SEMAS)
11/11/2020 18h09

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e o Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática (FPMAC) vão promover na tarde da próxima quinta-feira (12) o webinário Equidade, Igualdade de Gênero e Clima, com questionamentos técnicos, científicos e sociais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico nugac@semas.pa.gov.br. O evento será transmitido pelo endereço eletrônico https://www.youtube.com/c/RedeODSBrasil.O evento é promovido pela Semas e pelo Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática

Patrícia Menezes, titular da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored), e Aidée Marinho, da Direotira de Gestão Socioeconômica (Dgsócio), vão representar a Semas na abertura da videoconferência, a partir das 14 h, com abordagens visando ao fortalecimento socioambiental e econômico no Pará. Luana Basílio e Silva, oficial do Programa de Gênero, Raça e Etnia do Fundo de População da Organização das Nações Unidas (UNFPA), também participará da abertura do evento.

No primeiro painel, com moderação da diretora de Bioeconomia, Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais, da Semas, Andrea Coelho, haverá apresentação técnico-científica, realizada por Thelma Krugg, vice-presidente do Painel Intragovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Na sequência, o assunto ainda será abordado pela professora Ruth Almeida, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Aos participantes será dedicado um tempo para esclarecimento de dúvidas. 

Painel 2 - A sociedade civil será o tema do segundo painel, a partir das 15 h, com a analista de projetos Celma Oliveira, do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Amaflora). Na continuação da programação, Tuxati Parkatêjê, presidente da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), vai expor as experiências indígenas. 

Este segundo painel será moderado por Teresa Moreira, coordenadora de Conservação da Organização Não Governamental (ONG) The Nature Conservancy (TNC), com as palestrantes Edel de Moraes, ex-vice-presidente do Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS), e de Valéria Carneiro, coordenadora de Igualdade de Gênero das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu).