Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Poli Itinerante atende no Mangueirão casos de Covid e outras síndromes gripais

Pessoas com sintomas leves e moderados terão disponíveis consultas, exames e medicamentos, quando necessário

Por Roberta Vilanova (SESPA)
11/11/2020 20h08

A partir desta quinta-feira (12) começa a funcionar uma unidade da Policlínica Itinerante no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, das 8 às 17 h, com entrada pelo portão A2 e limite de 250 atendimentos diários. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que o objetivo é prestar atendimento em casos leves e moderados de Covid-19 e outras síndromes gripais, disponibilizando consultas médicas, exames de RT-PCR para diagnóstico de Covid-19 e medicamentos, quando necessário, assim como ocorre na Policlínica Itinerante, que funciona no estacionamento do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

A unidade foi aberta no Mangueirão porque, em função do processo eleitoral, foram encerrados nesta quarta-feira (11) os atendimentos na Escola Estadual José Valente Ribeiro, no bairro da Cabanagem, e na Escola Estadual Arthur Porto, no Jurunas, já que as instituições de ensino são utilizadas como locais de votação. Na quinta-feira (12), as duas unidades passarão por desinfecção.

Um dos serviços oferecidos na Policlínica Itinerante instalada no Mangueirão é o acesso a medicamentos, quando receitados pelos médicos

A Sespa ressalta que pessoas com sinais e sintomas mais graves da doença, como falta de ar, devem procurar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos-socorros.

Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a Sespa quer garantir, de forma descentralizada, o atendimento ao paciente logo nos primeiros sinais e sintomas da doença, para evitar o agravamento e a necessidade de internação hospitalar.

O secretário enfatiza que, além de ter um serviço de saúde disponível, é fundamental que a população mantenha as medidas preventivas contra a Covid-19 durante o período mais chuvoso, época em que também aumentam os casos de doenças respiratórias causadas por outros vírus, como os da gripe sazonal. “É muito importante continuar evitando aglomerações, usar máscaras o tempo todo e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70%”, reitera o titular da Sespa.

Alternativas - Os pacientes com síndrome gripal também podem buscar atendimento na Policlínica Itinerante, das 8h30 às 17 h, no estacionamento do Hangar, com limite de 250 atendimentos diários, e nas unidades da Pedreira e da Doca (Avenida Visconde de Souza Franco), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h30 às 13h30, com limite de 60 atendimentos por dia em cada unidade.

Desde quando começaram a funcionar, as unidades da Policlínica Itinerante realizaram 8.622 atendimentos. Houve ainda 2.783 atendimentos na UBS Pedreira; 2.707 na URE-Doca, 128 na Escola Estadual José Valente Ribeiro, na Cabanagem; 122 na Escola Estadual Arthur Porto, no Jurunas, e 2.882 atendimentos na Policlínica Itinerante, no Hangar.