Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

WebCiclo desta sexta-feira (13) discute aspectos simbólicos e mitológicos na ópera 'A Flauta Mágica'

Por Thaís Siqueira (SECULT)
12/11/2020 16h59

A filosofia aplicada à ópera será tema central do webnário “Mitologia e ópera: aspectos simbólicos na ópera A Flauta Mágica”, ministrado pela professora Lúcia Helena Galvão Maya, da organização Nova Acrópole do Brasil, e realizado nesta sexta-feira (13), às 17h. A aula será transmitida pelo canal do Theatro da Paz no YouTube e faz parte da programação do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz, promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

“Sem dúvida, esse vai ser um dos momentos mais importantes do festival. A professora possui várias palestras publicadas, com milhões de visualizações, mas essa de amanhã será inédita, não tem nenhuma desse gênero no Brasil. E ela vai falar sobre aspectos simbólicos e mitológicos que enriquecem enormemente a apreciação dessa ópera. É um momento único que estamos trazendo pra dentro do Festival”, frisou o diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo. 

Nascida no Rio de Janeiro, a professora de filosofia e poetisa reside hoje em Brasília, onde ministra aulas sobre os mais variados temas: ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros. Já publicou quatro livros, além de produzir artigos e crônicas frequentemente publicadas pela imprensa de todo o país.

A filósofa também profere palestras e conferências regularmente para grandes públicos no Brasil e no exterior. Na internet, é um fenômeno nas redes sociais e Youtube, onde possui milhares de seguidores e acumula mais de 40 milhões de visualizações.

O diretor do TP adianta um pouco sobre o que os participantes podem esperar da aula. “Ao assistir à palestra, será possível perceber que o que foi codificado na história da humanidade há dois, três mil anos atrás, que são esses símbolos herdados da mitologia, tratam dos dramas e das dúvidas humanas atuais. O mundo da ópera é permeado por esses textos mitológicos desde o princípio, então, essa é uma discussão que nos deixa em uma expectativa muito grande. É uma oportunidade de buscar na filosofia aplicada a compreensão do que muitos desses filósofos ancestrais  trataram em seus textos e que podemos encontrar neste exato momento na história individual e coletiva de nossa civilização”, pontuou.

Serviço
Webinário “Mitologia e ópera: aspectos simbólicos na ópera A Flauta Mágica”
XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz - II Curso de Formação em Ópera
Data: 13/11/2020
Hora: 17h
No canal do YouTube do Theatro da Paz
Programação gratuita e aberta ao público