Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Emater orienta produtores de Monte Alegre para melhorar produção de frutas

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Monte Alegre alcança 86 comunidades e mais de 300 famílias de agricultores

Por Etiene Andrade (EMATER)
16/11/2020 14h30

Equipe da Emater conversa com os agricultores familiares sobre o médoto de enxertia que, na prática, une duas espécies diferentesAgricultores da Comunidade Terra Preta das Três Bocas, município de Monte Alegre, na região oeste do Pará, receberam capacitação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) para melhorar a produção e a produtividade de culturas ainda cultivadas pelo método tradicional, com baixa competitividade no mercado, a exemplo do abacateiro e mangueira. Com uma demonstração técnica, os agricultores tiveram orientações sobre práticas de cultivo e enxertia.

O método de enxertia consiste na união de duas espécies diferentes. O processo acontece entre uma parte da planta denominada enxerto (ou cavaleiro), que é inserida em outra parte de outra planta (ou outro indivíduo de mesma espécie), que pode ser o sistema radicular ou o caule conhecido como porta-enxerto.

A iniciativa da Emater na comunidade Terra Preta das Três Bocas, em Monte Alegre, abordou sobre solos apropriados, adubação etcAs práticas de enxertia com material clonado foram orientadas pelo técnico do escritório local de Mojui dos Campos, do Regional de Santarém, Orcinei Silva. “Com essas técnicas, podemos antecipar o início de produção, seleção de grupos e variedades mais produtivas que tenha melhor aceitação no mercado. Nós ainda somos dependentes da produção do sudeste brasileiro. Queremos uma fatia desse mercado, creio que este é o caminho.”, explica Orcinei.

Além das técnicas de enxertia, foram abordados conceitos de solos apropriados, análise de solos, adubação e outras formas de manejo que conduzam a uma melhor performance produtiva das espécies abordadas na capacitação.

“É muito importante manter as capacitações no meio rural porque através delas levamos o conhecimento para os produtores para que essas orientações sejam executadas corretamente e assim venham melhorar a gestão da propriedade, a produtividade e consequentemente o aumento da renda familiar”, ressalta Egnaldo Garcia, chefe local da Emater em Monte Alegre, que completa: “está comprovado que com a assistência técnica e a extensão rural, a família do produtor rural terá uma maior renda, menor desperdício de alimentos e inúmeros outros benefícios.”, finaliza.

Atualmente as ações da Emater em Monte Alegre alcançam 86 comunidades e mais de 300 famílias de agricultores locais.