Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Setur oferta mais três turmas do curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas

Inscrições para a capacitação de Salinópolis e Bragança terminam dia 19 de novembro

Por Giovanna Abreu (SECOM)
17/11/2020 11h16

O turismo de natureza é uma das maiores potencialidades do Estado, que é composto por uma diversidade de rios, florestas, praias, fauna e flora, que encantam quem conhece. Para incentivar a prática no Pará, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) oferta mais três turmas, de novembro a janeiro de 2021, para o curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas.

Os cursos são gratuitos e as vagas limitadas. Somente serão aceitas inscrições de pessoas com mais de 18 anosAs turmas de Salinópolis e Bragança seguem com as inscrições abertas até o dia 19 de novembro. Os formulários para cadastro estão disponíveis no site da Setur. A partir de dezembro, as matrículas para o curso de Belém também estarão liberadas. Os cursos são gratuitos e as vagas limitadas. Somente serão aceitas inscrições de pessoas com mais de 18 anos. 

Segundo o titular da Setur, André Dias, o objetivo é formar pessoas que possam passar a exercer essas atividades, oferecendo um melhor atendimento ao turista, melhorando a competitividade dos produtos turísticos paraenses e garantindo mais opções de emprego e renda para a população.

O Curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas é voltado também para a capacitação de moradores de Unidades de Conservação e seu entorno para utilizarem, de forma sustentável, os recursos naturais e fomentar o turismo na região.

Aulas aliam teorias e práticas em trilhas do EstadoO programa foi criado em 2015 pela Setur e promove aulas que aliam teorias e práticas em trilhas do Estado, com disciplinas focadas em Unidades de Conservação, legislação ambiental básica, educação como instrumento de gestão ambiental e ecoturismo.

Técnicas para traçar roteiros e rotas, condução de trilha e sobrevivência na selva, além de aprender como agir em caso de acidentes com animais peçonhentos (cobras, aranhas), são temas abordados durante as aulas. 

“É mais uma importante opção para quem quer investir no turismo do Estado, com mais conhecimento e preparo”, reforça André Dias. A Setur atua em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-Bio), Bombeiros, ICMbio e Sebrae.

Calendário:
23/11 a 4/12 – Salinas 
30/11 a 11/12 – Bragança 
11 a 21/1/21 – Belém (Parque Estadual do Utinga).