Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESPONSABILIDADE

Governo do Pará cobra garantia de abastecimento de energia elétrica para municípios paraenses

Por Dayane Baía (ARCON)
19/11/2020 18h13

Helder Barbalho e o vice-governador, Lúcio ValeO governador Helder Barbalho anunciou, no final da tarde desta quinta-feira (19), que enviou ofícios ao Ministério de Minas e Energia, à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao Operador Nacional do Sistema Elétrico sobre o abastecimento de energia elétrica em municípios paraenses atendidos pela mesma prestadora que atende o Amapá. O estado vizinho vive há duas semanas uma crise energética que impactou no fornecimento de água e alimentos e se desdobrou em outros prejuízos à população.

Helder enfatizou que a iniciativa é de caráter preventivo e visa a garantia do abastecimento em parte dos municípios da região da Calha Norte. “Estamos encaminhando ofícios ao ministro de Minas e Energia, ao diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); e também ao Operador Nacional do Sistema Elétrico brasileiro a respeito da solicitação de informações sobre a segurança e garantia de abastecimento para as cidades que são alimentadas pela mesma empresa que presta os serviços de energia no Amapá”, disse Helder, por meio das redes sociais.

O governador solidarizou-se com a população que vem sofrendo com a falta de energia, água, alimentos e serviços. “Todos nós estamos vendo o absurdo que está ocorrendo com os nossos irmãos amapaenses. A minha solidariedade aos nossos irmãos no Amapá. E, de forma preventiva, nós estamos pedindo essas informações para não sermos surpreendidos com episódios semelhantes ao do estado vizinho do Amapá. As cidades de Oriximiná, Óbidos, Alenquer, Monte Alegre, Curuá e o distrito de Monte Dourado, no município de Almeirim são abastecidos pela mesma empresa e nós não podemos admitir que as falhas ocorridas no Amapá possam acontecer aqui no Estado do Pará”, frisou o chefe do poder executivo estadual.

Nos documentos, o governador solicita informações sobre as medidas já adotadas e reforça a atuação preventiva  para que parte dos cidadãos paraenses não sofram os mesmos percalços e privações impostos à população do Amapá, em decorrência de problemas com suprimento de energia elétrica.