Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BENEFÍCIO

Atendimento rápido garante saque imediato do 'Renda Pará'

Por Carol Menezes (SECOM)
21/11/2020 12h37

No segundo dia de pagamento do "Renda Pará", a estimativa é de que 25 mil beneficiários tenham passado pelas agências do Banco do Estado do Pará (Banpará) em diversas cidades para sacar os valores disponibilizados pelo programa de incremento criado pelo Governo do Estado. Poucas filas foram registradas durante este sábado (21) e, na maioria das unidades, antes das 10h, todos os que buscaram atendimento foram recebidos.

Maria do Socorro NunesA bombonzeira Maria do Socorro Nunes, 57, foi cedo à agência situada na Av. Nazaré, em Belém, para realizar o saque. "Uma vizinha me falou que o benefício já estava liberado e pedi à minha sobrinha que me trouxesse. Lá dentro (da agência) foi bom, muito rápido. Daqui eu já saio para comprar comida lá para casa com esse dinheiro", contou.

Sancionado no final de outubro pelo governador Helder Barbalho, o Renda Pará foi regulamentado por meio do Projeto de Lei 266/2020, aprovado naquele mesmo mês pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). O programa significa um investimento de R$ 100 milhões do Tesouro Estadual. A partir dele, todos os beneficiários paraenses do "Bolsa Família" tem direito a receber mais R$ 100, pagos em cota única. A logística de pagamento ficou a cargo do Banco do Estado do Pará (Banpará), com administração da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), e ocorrerá de acordo com o mês de nascimento de cada um. Até 30 de dezembro, cerca de um milhão de famílias serão beneficiadas com a quantia. 

Tatianny Nascimento Gerente do BanparáTatianny Nascimento, gerente geral da agência Nazaré, explica que o banco divulgou, tanto em suas redes sociais, quanto nos demais canais de comunicação, todas as informações que podem ajudar os beneficiários a realizar a retirada dos valores. "Os pagamentos ocorrem até o dia 19 de dezembro e é possível consultar os detalhes pelo site banpara.b.br e da própria Seaster. Nosso papel é estratégico e fundamental para viabilizar o pagamento de forma digna, rápida, com atendimento diferenciado durante a semana e inclusive aos sábados", reforça. 

Para receber o benefício, o cidadão pode entrar no site do banco, que está disponível desde quinta-feira (19), para conferir o calendário de pagamento. Quem mora em municípios onde não há agência bancária, deverá se dirigir a qualquer agência do banco público e receber o pagamento por meio de um recibo nominal. Hoje, o Banpará está presente em 113 dos 144 municípios paraenses, totalizando 128 agências no Estado inteiro.

Maria Regina Ribeiro, que trabalha em associação de bairro, não ficou nem dez minutos dentro da agência. "Foi tudo muito rápido, e agora vai ser uma ajuda boa em casa, com comida, com despesa de casa mesmo. Vai ser bom para dar uma respirada", contou. Não vai ser muito diferente na casa da autônoma Maria Rosilene Lopes. "É daqui direto para o supermercado, porque tá sem nada em casa, esse dinheiro vai ajudar muito!", relatou, já deixando a agência após o saque.