Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CLIMA

Chuva de domingo supera a quantidade esperada para todo o mês de Novembro

Por Anna Paula Mello (SEMAS)
23/11/2020 14h45

O índice pluviométrico da chuva que atingiu a Região Metropolitana de Belém e alguns municípios das regiões de Marajó e nordeste do Pará, da tarde de domingo (22) até a madrugada desta segunda-feira (23), superou a média histórica de todo o mês de novembro. Os bairros mais atingidos pela chuva foram Terra Firme, Sacramenta, Terra Firme e Reduto. A expectativa para dezembro e janeiro é de chuvas ainda mais intensas.

De acordo com dados da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), integrante da Rede de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará (RPCH), coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o volume atingiu a marca de 157,8 milímetros, enquanto que a média climatológica do mês de novembro é de 127,4 mm.

O total de chuva registrado em novembro de 2020 até esta segunda-feira (23), está em 430,6 mm. O boletim climático da RPCH, fruto da reunião climática do mês de outubro e disponibilizado no site da Semas, já alertava que as chuvas na RMB seriam na categoria “acima do normal”.

Segundo o prognóstico de precipitação para novembro, divulgado no Boletim de Análise e Previsão Climática da RPCH, a expectativa é de chuvas na categoria acima do normal na Região Metropolitana de Belém (RMB) e municípios vizinhos. Este mesmo índice de precipitação é esperado também para as regiões Sudoeste, Baixo Amazonas e partes das regiões Sudeste e Marajó do Estado. Para dezembro de 2020, a previsão é de chuvas na classificação acima do normal para quase todo o Estado: em praticamente todo o lado Oeste do Pará e mais as regiões do Marajó, Sudeste e RMB. Para janeiro de 2021, as chuvas intensas devem se intensificar na Região Metropolitana de Belém, com previsão dentro categoria muito acima do normal. No restante do Pará, haverá predomínio acima do normal. O acumulado de chuvas no trimestre novembro, dezembro e janeiro/2020-2021 está na categoria acima do normal em grande parte do Pará, confirmando assim a perspectiva da atuação do fenômeno “La Niña” favorecendo a ocorrência de chuvas intensas no Pará.