Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DECIBELÍMETRO

Acadepol treina agentes de segurança para combater poluição sonora

Capacitação garantiu conhecimento técnico para a constatação dos crimes de poluição sonora e perturbação do sossego alheio

Por Roberta Meireles (SEGUP)
25/11/2020 08h47

Curso de 'Uso e Manuseio de Decibelímetro' foi realizado em BelémMais de 30 agentes de Segurança Pública do Estado participaram do curso de 'Uso e Manuseio de Decibelímetro', realizado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), na terça-feira (24), em Belém.

A iniciativa da Acadepol tem o objetivo de manter a qualificação continuada dos servidores, principalmente, dos policiais civis da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) e Divisão de Polícia Administrativa (DPA), fornecendo conhecimento técnico para a constatação dos crimes de poluição sonora e perturbação do sossego alheio.

Para a titular da Acadepol, delegada Fernanda Maués, garantir conhecimento técnico e capacitação para o servidor é essencial para a atuação qualificada. "Queremos que os nossos servidores estejam capacitados para fazer uso do equipamento, ampliando a sustentabilidade com o uso de novas tecnologias e assim desenvolver nosso papel de Polícia Judiciária com eficácia", ressaltou. 

Segundo a Delegada Soranda Abreu, diretora da Divisão de Polícia Administrativa, o servidor necessita estar ciente das normas e funcionamento do licenciamento ambiental. 

"Diariamente, recebemos inúmeras denúncias relacionadas a poluição sonora e perturbação do sossego alheio. Portanto, os agentes que atuam no combate a esses crimes precisam entender todo o processo de licenciamento e como proceder para solucionar o problema, que afeta diariamente a sociedade", pontuou Soranda.

Durante o curso, várias palestras foram ministradas como legislação ambiental com foco em poluição sonora, legislação de normas da Polícia Administrativa, atuação da Demapa e DPA, relações interpessoais no atendimento ao público e Manejo Prático do Decibelímetro. 

Participaram do curso, agentes das Polícias Civil e Militar, Segup, Detran, Seap e CPC Renato Chaves.