Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Covid-19: Policlínicas no Hangar e Mangueirão alteram rotina de atendimento

Serviços serão ofertados de segunda a sábado, das 8h30 às 17h. Unidade Básica de Saúde da Pedreira e URE Reduto permanecem funcionando diariamente

Por Mozart Lira (SESPA)
25/11/2020 11h34

Voltadas para atender casos leves e moderados de Covid-19 e outras síndromes gripais, as Policlínicas Itinerantes instaladas no estacionamento do Hangar e no estádio Mangueirão, em Belém, passarão a funcionar somente de segunda a sábado, das 8h30 às 17h. Por outro lado, permanecem funcionando diariamente a Unidade Básica de Saúde da Pedreira e a Unidade de Referência Especializada (URE) Reduto. 

Criadas após o mês de setembro pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), as Policlínicas Itinerantes já atenderam até o momento mais de 13.500 mil pessoas. Em todos esses locais, o atendimento é feito por demanda espontânea. O paciente chega e logo é encaminhado para a triagem, com a verificação dos sinais vitais, como pressão arterial, temperatura, oxigenação do sangue e glicemia. De lá, se necessário, é encaminhado ao médico que, constatando necessidade, o indicará para exames complementares. 

Em caso de suspeita de Covid-19, o paciente realiza exames e recebe medicamento quando há indicação médica. Os testes de RT-PCR são encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen-PA), que retorna com os resultados. A equipe responsável liga para o paciente para que busque o resultado.

Para o secretário de Saúde do Pará, Romulo Rodovalho Gomes, o trabalho desenvolvido nas Policlínicas tem descentralizado, na Grande Belém, o atendimento ao paciente logo nos primeiros sinais e sintomas da doença.

“As providências servem para evitar o agravamento e a necessidade de internação hospitalar, além das orientações que os pacientes recebem para manter o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos” - Romulo Rodovalho Gomes, titular da Sespa. 

A Sespa ressalta que pessoas com sinais e sintomas mais graves, como falta de ar, devem procurar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos-socorros. A Secretaria também informa que a Policlínica Metropolitana, situada na avenida Doutor Freitas com Almirante Barroso, em Belém, retomou seu perfil de atendimento ambulatorial em mais de 40 especialidades desde o dia 2 de julho e que, desde então, não tem mais atendido pacientes suspeitos de Covid, como ocorreu em maio e junho deste ano.

Os atendimentos a casos leves e moderados de Covid iniciaram nas duas Unidades de Saúde mantidas pela Sespa no dia 10 de setembro. Até terça-feira (24), foram realizados 3.225 atendimentos na UBS Pedreira e outros 3.410, na URE Doca. Os pacientes que buscam atendimentos nessas Unidades não têm contato com os pacientes que realizam outro tipo de atendimento. Na URE Reduto, a entrada é isolada, realizada pela avenida Manoel Barata, entre Doca de Souza Franco e Quintino Bocaiúva. Na UBS Pedreira, o serviço funciona no anexo do prédio, localizado à esquerda da entrada principal.

Os atendimentos nessas duas Unidades são realizados de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 17h, com limite de 60 atendimentos por dia em cada unidade. Aos sábados e domingos, o atendimento permanece no mesmo horário: de 8h30 às 13h30.  

Na Escola Estadual José Valente Ribeiro, foram realizados 128 atendimentos no período de 7 a 11 deste mês. Na Escola Arthur Porto, foram feitos 122 atendimentos entre 9 e 11 de novembro. Em função do processo eleitoral, foram encerrados os atendimentos nessas instituições de ensino, que estão sendo utilizadas como locais de votação.

Por conta disso, a unidade da Policlínica Itinerante no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, passou a atender a população desde o dia 12 de novembro, totalizando 1.667 atendimentos até terça-feira (24).  Os atendimentos no local passaram a ser feitos de segunda a sábado, das 8h30 às 17h. 

Na Policlínica Itinerante instalada no estacionamento do Hangar, em funcionamento desde 31 de outubro, já foram realizados 4.903 atendimentos até o dia 24 deste mês. Com limite de 250 atendimentos diários, o serviço ao público passou a ser oferecido de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, com entrada pela rua Brigadeiro Protázio, entre as avenidas Doutor Freitas e Júlio César.