Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Internos do Centro de Recuperação de Vitória do Xingu fazem curso de corte e costura

A capacitação abre oportunidades de profissionalização e ressocialização para custodiados do sistema penitenciário

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
25/11/2020 19h19

O Centro de Recuperação Masculino de Vitória do Xingu (CRMV), no oeste paraense, sedia desde segunda-feira (23) o curso de corte e costura para internos, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Dezenove custodiados participam da capacitação até a próxima sexta-feira (27).

Com o objetivo de qualificar os internos buscando a inserção no mercado de trabalho após o cumprimento da pena, o curso ensina as técnicas de costura, para que possam confeccionar roupas e, no futuro, transformarem essa atividade em geração de renda.

Para o interno Rodrigo Marcos Rodrigues, o projeto representa a oportunidade de vida nova oferecida pelo sistema penitenciário, importante para a profissionalização e ressocialização. “Futuramente eu vou sair uma pessoa capacitada profissionalmente e ressocializada. Eu posso procurar um novo emprego, uma nova fonte de renda, ter o amor da minha família e o respeito dos meus amigos”, acentuou o interno.

Novos pensamentos - Segundo Ozeias Souza, outro participante do curso, a iniciativa é de extrema importância para ter uma profissão. “Nós vamos poder sair daqui com uma profissão e novos pensamentos. Oportunidade diferente para poder abrir mais nossas mentes e ter novas profissões, para que possamos voltar à sociedade e estar bem com todos lá fora”, afirmou.

Para Belchior Machado, diretor de Reinserção Social da Seap, estimular a capacitação contribui para o desenvolvimento profissional dos custodiados. “O fato de estarem privados de liberdade não os deixa de fora dos acontecimentos do mundo, por isso é essencial que atividades de capacitação sejam promovidas, para que eles tenham oportunidades intra e extramuros”, ressaltou o diretor.