Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar sensibiliza público masculino com palestras do "Novembro Azul"

Ação do Grupo de Trabalho de Humanização do Jean Bitar tem parceria da Universidade Maurício de Nassau, por meio de acadêmicos de Psicologia

Por Joelza Silva (HJB)
26/11/2020 13h32

Para sensibilizar a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Hospital Jean Bitar realizou palestra na manhã desta quarta-feira (26) sobre o câncer de próstata para usuários.

Neste Novembro Azul, o Hospital Jean Bitar alerta para a necessidade do público masculino, em especial, cuidar da atenção à saúde A  iniciativa integrou a programação alusiva ao "Novembro Azul", campanha de conscientização nacional realizada por diversas entidades e dirigida à sociedade, em especial, aos homens. A ação do Hospital Jean Bitar foi promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com a Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), que cedeu os acadêmicos do curso de Psicologia para ministrar a palestra.

Segundo  a palestrante Wellen Karen Lobo Pinheiro, é necessário sensibilizar a população masculina sobre assuntos relacionados à Saúde, e isso pode ser feito por meio de informações e de abordagens, onde as pessoas possam também ser ouvidas.

"Na palestra, abordarmos diversos assuntos relativos ao câncer de próstata", estudante de Psicologia, Wellen Karen Pinheiro, palestrante"Esse trabalho de sensibilização e de conscientização é feito no intuito de alertar para a necessidade de cuidar da saúde; de buscar especialistas, e, também, para caso alguém esteja enfrentando alguma doença ou conheça alguém que esteja, saiba como agir, como acolher, o que falar e como saber ouvir.  Na palestra, tanto eu como a Karina Rodrigues, além de abordarmos diversos assuntos relativos ao câncer de próstata, mostramos que é preciso saber acolher quem passa por esse momento de dificuldade causada pelo adoecimento, que é algo normal da nossa vida, mas que todos nós precisamos de apoio para enfrentá-lo", afirmou Wellen Karen.

De acordo com a coordenadora do GTH, Mabelle Pereira, depois do envolvimento em defesa da saúde da mulher em outubro, o HJB fez questão de voltar as atenções e as ações de educação em Saúde aos cuidados com os homens, em razão do "Novembro Azul."

"A palestra desta quarta-feira foi sobre assuntos justamente relacionados à importância do diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de próstata. Os números mostram que a doença está aí e eles precisam se dar conta disso; precisam fazer os exames e cuidar da saúde de uma forma geral. Esse tipo de ação é muito valida, pois muitos desconhecem a importância desses cuidados, temos que levar informações e chamar a atenção dos nossos usuários para assuntos relacionados à Saúde, abordando, principalmente, a prevenção", destaca a coordenadora.

Para o usuário José Batista Silva, a palestra o motivou a cuidar mais da própria saúde. "Gostei muito da palestra, pois tem coisas que eu não sabia, mas que fiquei sabendo hoje. Vou passar a me preocupar mais com a minha saúde, pois tem casos de pessoas que não conseguem se curar de algumas doenças, porquê deixam para procurar o médico quando já é tarde demais."