Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Estado firma acordo para indenizar benfeitorias na área da ponte sobre Rio Meruú

As famílias remanejadas já recebem os valores, para que as obras avancem em Igarapé-Miri

Por Kátia Aguiar (COHAB)
26/11/2020 19h06

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), firmou nesta quinta-feira (26) acordos de indenização de benfeitorias, que deverão ser desocupadas nas áreas destinadas à construção da ponte em concreto sobre o Rio Meruú, no município de Igarapé-Miri, na região do Baixo Tocantins. Pessoas beneficiadas pelos acordos estiveram na sede da Setran, em Belém, onde receberam a ordem bancária que garante o acesso aos valores referentes às indenizações. A partir de agora, a obra da ponte prossegue, com previsão de entrega no final de 2021.

A moradora Leide Dayane, que trabalha em um restaurante próximo ao local onde será construída a ponte, disse sobre o benefício que seu “próximo trabalho só vai dar certo com a construção da ponte. Depois que a ponte tiver pronta eu vou montar outro restaurante na estrada. Com a construção da ponte vai dar certo o meu negócio”. Segundo ela, a ponte trará mais pessoas ao município em épocas festivas, como o Carnaval.Pessoas beneficiadas pelos acordos firmados pelo governo do Estado foram atendidas na sede da Setran, em Belém

O procurador da Setran, Jobson Pereira, disse que a indenização abrange 45 benfeitorias, resultando em cerca de R$ 400 mil em pagamentos. “Estivemos na localidade na terça-feira (24) prestando esclarecimentos à comunidade. Em cumprimento ao Decreto nº 737, de 7 de maio de 2020, que declarou como de utilidade pública, para fins de desapropriação, as benfeitorias, nossa intenção é obter a adesão da totalidade dos detentores das benfeitorias, obviamente com total transparência e respeito aos direitos da comunidade local. Espera-se evitar a judicialização, de modo a acelerar o andamento da construção da ponte”, explicou.

Custo e tempo - O titular da Setran, Adler Silveira, destacou que a obra trará benefícios não apenas para o município de Igarapé-Miri, mas também para os munícipios adjacentes, tendo em vista a redução de custos com transporte, “e, sobretudo, a diminuição do tempo de deslocamento que hoje ocorre com a travessia da balsa, o que certamente fomentará o desenvolvimento socioeconômico da região impactada pela obra. Por isso, a concretização da obra é questão prioritária para o governo do Estado”.

A construção da ponte, com mais de 560 metros de extensão, no KM-49 da Rodovia PA-151, está em execução, com o canteiro de obras próximo ao Rio Meruú. Partes da estrutura da ponte serão montadas a partir do momento que a área estiver desocupada. Hoje, todas as vigas pré-moldadas e as pré-lajes da estrutura estão concluídas. Prosseguem a construção dos bueiros para drenagem da via na área do desvio, para onde será transferida a operação de embarque e desembarque para o traslado de veículos por balsa.