Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA E CIDADANIA

Renda Pará já beneficiou mais de 142 mil famílias de baixa renda em 117 municípios

É possível consultar o benefício e datas de pagamento no site do Banpará e da Seaster

Por Dayane Baía (ARCON)
28/11/2020 17h02

Movimento foi ininterrupto neste sábado (28) na sede do Banco do Estado do Pará (Banpará) com o pagamento do Renda Pará O Banco do Estado do Pará (Banpará) realizou neste sábado (28) o pagamento do Programa Estadual Extraordinário de Renda, o Renda Pará, para os beneficiados nascidos em março. O incremento de R$ 100 é destinado a famílias paraenses cadastradas no Bolsa Família, do Governo Federal.

No site do Banpará e da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), é possível consultar o benefício e conferir o calendário de pagamento. Não há necessidade de cadastro. A lista de beneficiários é enviada pela Seaster. O beneficiário só faz a consulta para saber o dia que vai receber e a agência do banco onde vai receber.

Desde o dia 23 de novembro já foram beneficiadas 142.082 pessoas, em 117 municípios. No segundo sábado de liberação do recurso, na agência Centro, localizada na avenida Presidente Vargas, em Belém, o movimento foi maior de beneficiados.

Moradora do Tenoné, Cláudia Rodrigues acordou cedo para buscar o benefício do Renda Pará, e elogiou a rapidez do BanparáCláudia Rodrigues mora no bairro do Tenoné e chegou pouco depois das 9h. “Acordei 6h da manhã, me arrumei e ajeitei umas coisas lá em casa. Imaginei que estaria lotado, mas quando cheguei aqui vi pouca gente e a fila está andando rápido. Já fiquei animada. Ainda vai dar tempo de voltar para casa e preparar o almoço e depois ir para a tarde de louvor. Para a gente, é uma boa ação porque uns R$ 100 que chega nesse momento é uma boa ajuda”, avaliou a autônoma.

A procura maior que a primeira semana se deve ao fato de mais pessoas tomarem conhecimento do seu direito. Além disso, o Banpará abriu a possibilidade de recebimento na boca do caixa, sem a necessidade do cartão magnético.

O calendário do programa Renda Pará prevê os próximos pagamentos para os períodos de 1º a 5/12; de 7 a 12/12; e 14 a 19/12

“Percebemos que, se temos condições, podemos atender rápido, colocar pessoas na retaguarda, caixas. É um pagamento de um único valor, dá essa dinâmica. As pessoas que vão cadastrar a senha, torna-se mais moroso. Então damos a opção de vir buscar o cartão depois. A intenção é que elas recebam o mais rápido possível, para que possamos atender muito mais”, afirmou a gerente geral da agência, Arcélia Santiago Miranda.

EXPERIÊNCIA

Em dias de liberação do benefício, Banpará têm horário diferenciado, atendendo os beneficiários do Renda Pará, das 14h às 16hA experiência da instituição financeira também facilitou a agilidade. “Nós já estamos acostumados com grandes demandas, essa não é a primeira. Já tivemos o Fundo Esperança, nossos lançamentos de produtos (consignado, BanparáCard). Como já temos essa expertise, no primeiro dia já fazemos uma avaliação para ver o que é necessário mudar para as pessoas não gastarem tempo, verificamos os grupos de risco prioritários, por exemplo. E se precisar de uma equipe maior, temos à disposição”, acrescentou a gerente geral. Somente nessa agência a previsão é de 12 mil pessoas beneficiadas.

Amanda Serrão Dantas trouxe a filha Adria Rafaela, 3 anos. “Entrei no site para me cadastrar e hoje foi a data do meu mês. Foi excelente, consegui resolver rápido. Já dá para ajudar em casa, comprar as coisinhas dela. Somos só eu e ela. Está tudo caro e com criança é um gasto muito grande. Veio em boa hora esse dinheiro”, disse a moradora do bairro da Condor.

O valor também vai auxiliar a idosa Ana Maria Costa da Silva. “A ajuda foi boa. Minha filha viu no site e fez o cadastro para eu 'vim' receber. Até que ajuda em alguma coisa que está faltando em casa. Foi uma boa solução”, avaliou Ana Maria.

"Achei uma boa, já ajuda muito na renda da família, para a gente comprar uma coisa a mais”, afirmou o vigilante Antônio Carlos Rodrigues A opinião é compartilhada pelo vigilante Antônio Carlos Garcia Rodrigues, que vive com a esposa e dois filhos no Distrito de Outeiro.  “Eu estava viajando no interior quando eu soube que o Governo do Estado ia dar um valor a mais para nós. Eu vim embora. Achei uma boa já ajuda muito na renda da família, para a gente comprar uma coisa a mais”, elogiou Antônio Carlos.

CALENDÁRIO

Nos dias específicos de liberação do benefício, as agências funcionam com horário diferenciado, atendendo os beneficiários do Renda Pará até às 15h.

Os dias de pagamento ocorreram em 23, 24 e 28/11. Os próximos serão de 1º a 5/12; de 7 a 12/12; de 14 a 19/12.

Aos sábados, as agências funcionarão de 8h às 12h, atendendo somente esses contemplados.