Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MARAJÓ

Com 60% da obra concluída, novo sistema de água de Breves será entregue no primeiro semestre de 2021

Para tratar sobre o projeto e cronograma dos serviços, Cosanpa se reuniu com a empresa responsável pelas obras

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
02/12/2020 10h12

Com a estrutura pronta, serão feitas 1.600 novas ligações para atender moradores que não tinham acesso à água tratadaA primeira etapa da nova Estação de Tratamento de Água de Breves, na ilha do Marajó, será entregue pelo governo do Estado já no primeiro semestre de 2021. Para tratar sobre o projeto e cronograma dos serviços, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) se reuniu, na terça-feira (1º), com a empresa responsável pelo andamento das obras. Cerca de 60% dos serviços já estão concluídos. 

“Fizemos uma reunião com a empresa responsável pela execução das obras para verificar o andamento, pois sabemos que por conta da pandemia tivemos uma desaceleração nos trabalhos, muitos materiais ficaram impossibilitados de chegar na Ilha do Marajó, afetando assim o nosso cronograma. Então, essa reunião foi para que a empresa reorganize o cronograma do projeto e que ainda no início do ano que vem possamos entregar a primeira etapa do novo sistema de abastecimento de água à população de Breves” - José Antonio De Angelis, presidente da Cosanpa.

Reunião da Cosanpa e empresa responsável pelos serviçosCerca de 60% da obra já foi concluída, foram construídos o reservatório elevado com capacidade de armazenamento de 870 m³ de água tratada, bloco de ancoragem da área de captação, os módulos da estação de tratamento de água, a estrutura das salas de cloração, química e de operação, além da calha parshall, dispositivo para medição da vazão da água que chegará e saíra da estação de tratamento. Atualmente, está na fase de conclusão o reservatório apoiado e a próxima etapa é dar início a construção da estrutura de captação. 

A Estação de Tratamento de Água (ETA) terá oito decantadores (tanque para decantação da água), quatro floculadores (equipamento utilizado para formação de flocos) e quatro filtros (para filtração da água). No total, serão 1.600 novas ligações para atender moradores que não tinham acesso à água tratada. 

“Aproveitamos a reunião também para tratarmos sobre a segunda etapa da obra. Solicitamos o projeto para que possamos dar início a licitação ainda no primeiro semestre de 2021. Breves foi uma cidade que ficou durante muitos anos sem investimento e, por isso, vamos trabalhar na ampliação do sistema de distribuição de água. Essa segunda etapa será para executarmos essa ampliação e também fazer interligação do novo sistema com o sistema que já é existente, assim como a melhorias nesse sistema de abastecimento que atualmente atende a cidade”, destacou De Angelis. 

Iniciado ainda em 2013, o projeto ficou paralisado por anos, mas as obras foram retomadas em julho de 2019 pela Cosanpa, em ato que contou com a presença do governador Helder Barbalho.