Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

São Félix do Xingu ganha escola estadual reconstruída e qualifica ensino público

Com a entrega da Escola Estadual de Ensino Médio Carmina Gomes, o Governo do Pará chega a 49 novas unidades de ensino entregues desde janeiro de 2019

Por Bruno Magno (SEOP)
04/12/2020 14h16

Esc. Est. de Ensino Médio Carmina Gomes inaugurada nesta sexta-feira (04) pelo Governo do Pará é 49ª unidade entregue desde 2019Mais de 1.200 estudantes do município de São Félix do Xingu, na região do Xingu, foram beneficiados com a reconstrução da Escola Estadual de Ensino Médio Carmina Gomes, inaugurada nesta sexta-feira (04) pelo governador do Estado, Helder Barbalho, com a presença da secretária de Estado de Educação, Elieth Braga. Esta é a 49ª unidade de ensino entregue desde janeiro de 2019, consolidando o compromisso do governo estadual com a educação em todo o Pará.

“Estamos entregando a 49ª escola no Estado para quando os alunos retornarem às salas de aulas, possam ter um ambiente motivador e estimulante para a produção do conhecimento, e assim, garantir um futuro melhor para os jovens e crianças de São Félix do Xingu. A escola foi totalmente reconstruída e agora teremos banheiros mais dignos, sala de informática, biblioteca e quadra de esportes”, destacou o governador Helder Barbalho, que fez questão de conhecer as novas instalações da escola e conversar com o corpo técnico. 

A obra contemplou climatização das salas de aulas, laboratório de informática, laboratório multidisciplinar, sala escolar de rádio etcA unidade atende 1.211 alunos na modalidade de ensino médio regular, ensino Some (Sistema Modular de Ensino) e AEE (Atendimento Educacional Especializado), e foi completamente reconstruída e, o melhor, ampliada.

A partir de agora a comunidade escolar terá mais comodidade e qualidade de condições de ensino e aprendizagem para os estudantes, professores e equipe técnica. A obra contemplou climatização das salas de aulas, laboratório de informática, laboratório multidisciplinar, sala de leitura, sala escolar de rádio, auditório, quadra poliesportiva coberta, coordenação, direção, pedagógica, sala AEE, espaço de convivência, banheiro e vestuário PcD (Pessoa com Deficiência) para professores e alunos.

A aluna Amanda Teixeira recordou que a escola não tinha quadra de esportes, e nesta sexta, ela comemorou: "está tudo bonito e limpo".“O Governo do Estado segue requalificando e construindo escolas de qualidade para nossa população. É a educação avançando no Estado e fazendo com que possamos ofertar espaços dignos para nossos alunos em um conjunto de ações que o governo faz para também minimizar os impactos da pandemia”, frisou a titular da Seduc, Elieth Braga.  

O governador Helder Barbalho fez questão de inspecionar todas as novas instalações da escola e conversar com o corpo técnico A nova estrutura da Escola Estadual de Ensino Médio Carmina Gomes ajuda o presente e projeta centenas de estudantes para um futuro com melhor condições de ensino e trabalho, a partir de uma educação de qualidade.

Os estudantes têm agora a sala de leitura com acervo que estimula os estudos e contribui para desenvolver o senso crítico dos alunosAmanda Martins Teixeira, de 22 anos, cursa o ensino médio e quer fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A nossa escola era ruim, não tínhamos quadra de esportes, os banheiros estavam caindo, as salas precisavam de reformas, mas agora está tudo bonito e limpo. Com certeza essa reforma vai me dar condições de estudar melhor, não só para mim, mas para os outros estudantes daqui também. Futuramente eu pretendo fazer vestibular então vai me ajudar bastante”, reconhece Amanda. 

Cidadania - Mais de 700 moradores de São Félix do Xingu foram beneficiados em dois dias de serviços sociais e gratuitos no município. Nestas quinta e sexta-feira (03 e 04), o programa Ação Cidadania, executado pela Fundação ParáPaz, proporcionou os atendimentos na Escola Estadual Carmina Gomes, inaugurada nesta manhã.  

"Nossa parceria com a secretaria de Educação traz vários benefícios à população, levando mais educação e acesso à cidadania. Com certeza vamos continuar com esse trabalho integrado fortalecendo ainda mais a presença do Governo do Estado por todo o Pará ", disse Sidney Gouvêa, presidente da Fundação ParáPaz.

O lavrador Marcos Vinícius garantiu a primeira via da RG dele e agradeceu ao governo pela oportunidade. “Tenho 18 anos e nunca havia emitido a minha identidade. O deslocamento até à capital é difícil. Estou muito feliz porque sem documento não somos nada”, concluiu o trabalhador. 

A programação da ação social contou com serviços da Defensoria Pública, como o Balcão de Direitos, e também da ParáPaz, que levou dois projetos, “Balcão da Juventude” e  “Espaços abertos”.

Durante a agenda, Helder Barbalho anunciou importantes obras de infraestrutura para cidade como a construção de uma escola estadual no distrito da Taboca; construção da escola tecnológica de São Félix do Xingu; construção da ponte sobre o rio Fresco e a construção de um hospital regional nas intermediações da PA-279.