Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Detran finaliza curso de agente multiplicador em educação para o trânsito em Santa Izabel

Por Leandro Oliveira (DETRAN)
05/12/2020 10h25

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) finalizou, na tarde da sexta-feira (4), o curso de Agente multiplicador em educação para o trânsito em Santa Izabel, região do Guamá. Cerca de 30 pessoas receberam o treinamento, incluindo representantes de Benevides, município vizinho.

O público-alvo são lideranças comunitárias, professores, agentes de trânsito e guardas municipais e policiais militares que trabalham no trânsito ou na educação e tem por objetivo uma proposta de ação educativa continuada, onde possam implementar a educação para o trânsito como prática profissional, através de conteúdos e propostas pedagógicas que possibilitem uma reflexão crítica sobre as problemáticas do trânsito, mobilidade urbana, segurança e qualidade de vida para as pessoas nas vias.

Após a realização dos cursos, a Coordenadoria de Educação do Detran (CED) fará um monitoramento, durante um ano, dos projetos construídos pelos participantes através de orientação técnica e pedagógica na continuidade da elaboração do projeto, com relatórios e apresentação dos resultados.

Nesta sexta, os formandos puderam, como atividade final, ir às vias da cidade e orientar condutores e pedestres sobre as boas práticas no trânsito. “Nós já temos um trabalho voltado ao trânsito na educação do município e o curso vem para nos capacitar ainda mais e aumentar  nosso alcance”, conta Ivone Melo, técnica de educação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) do município.

Desde novembro, o curso vem sendo ministrado em Belém, Castanhal e Marituba, este último cedendo agentes para auxiliar as atividades em Santa Izabel. A equipe do curso, coordenada pela pedagoga do Detran, Geisa Tavares, segue agora para Xinguara e Água Azul do Norte. 

O diretor técnico operacional do Detran, Bento Gouveia, esteve presente no encerramento e destacou a importância do trabalho continuado na capacitação de educadores par o trânsito. “Repassar esse conhecimento é muito importante para nós, para que pessoas comprometidas com a educação para o trânsito estejam em todos os municípios”.