Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMA PARÁ

Sectet assina convênio com IFPA e Fadesp para formação e qualificação

Por Fernanda Graim (SECTET)
07/12/2020 15h03

Na manhã desta quarta-feira (9), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) realiza a assinatura oficial do convênio de cooperação técnica e financeira com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) para viabilização de iniciativas voltadas à formação e qualificação de profissionais por meio do Programa Forma Pará. 

O Programa é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Sectet, e possibilita a parceria com Instituições de Ensino Superior Públicas (IES’s), Prefeituras e Associações Municipais no intuito de expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica) nos municípios paraenses que não possuem campus universitário ou onde não exista a oferta de determinado curso, mas haja demanda para tal.

Com essas parcerias, o Forma Pará busca reduzir o déficit de acesso ao ensino superior e ainda aumenta a oferta de cursos em instituições públicas no estado. “Dessa forma, a partir da formação profissional das pessoas, com a descoberta de suas potencialidades e treinamento de suas habilidades, pode-se vislumbrar o crescimento econômico do estado pautado no desenvolvimento humano”, afirma a gestora do Programa e adjunta da Sectet, Edilza Fontes.

Processos seletivos - O IFPA, por meio da Fadesp, está com processo seletivo especial em andamento para preenchimento de 240 vagas oferecidas pelo Forma Pará. As inscrições para as provas ocorreram de 5 de outubro a 12 de novembro. Estão sendo ofertadas vagas para os seguintes municípios e cursos: Marituba - Licenciatura em História (50 vagas); Muaná - Licenciatura em Física (50 vagas); Cachoeira do Piriá - Bacharelado em Agronomia (40 vagas); Dom Eliseu - Tecnológico em Rede de Computadores (50 vagas); e Novo Repartimento - Licenciatura em Ciências Biológicas (50 vagas).

O Forma Pará está ainda com mais cinco editais em andamento com oferta de vagas em cursos de nível superior em outros 15 municípios por meio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), da Universidade do Oeste do Pará (Ufopa), da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). As provas estavam previstas para o dia 13 de dezembro, porém foram adiadas, ainda sem nova data definida, devido ao atual cenário da pandemia provocado pelo novo coronavírus.

Entretanto, a Ufra, que está com dois editais abertos, manteve as datas do segundo edital publicado, que diz respeito à oferta de 50 vagas para o curso de Licenciatura em Computação em Mosqueiro, tendo em vista que este é o único em que a seleção será pela nota do Enem. As inscrições para esse processo estão abertas até esta quinta-feira (10).

Serviço: A cerimônia de assinatura do convênio ocorrerá às 11h, da próxima quarta-feira (9), na sede da reitoria do IFPA, localizada na av. João Paulo II.

As informações sobre os processos seletivos do programa Forma Pará estão disponíveis aqui