Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO

Em Belém, obra de substituição de redes tem 60% das tubulações implantadas

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) já implantou 110 Km e instalou mais de 700 novos ramais e hidrômetros na capital paraense

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
10/12/2020 13h05

Cosanpa já implantou 110 Km de novas redes, o que significa 61% do total do serviço previsto, em mais de 20 bairros de BelémCerca de 180 Km de novas redes estão sendo implantados por meio do Método Não-destrutivo (MND) em mais de 20 bairros de Belém. Atualmente, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) já implantou 110 Km, o que representa 61% do total das redes previstas, e também, instalou mais de 700 novos ramais e hidrômetros na capital paraense.

As obras, que estão trocando a rede de cimento amianto por Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material mais resistente e eficiente, seguem em ritmo acelerado. O objetivo é melhorar o funcionamento do sistema de abastecimento e, também, a qualidade da distribuição da água à população.

“Nesse mês, estamos trabalhando com a implantação de redes na área do 8º Setor de abastecimento, que contempla os bairros Cremação, Jurunas e Batista Campos. Já na etapa de interligações de redes, estamos com frentes de trabalho nas áreas do 6º e 9º Setores, que incluem os bairros Pedreira, Telégrafo, Sacramenta, Marco, São Brás, Fátima, Canudos e partes do Barreiro”, explicou a engenheira da Cosanpa responsável pela obra, Tatiana Costa.

Há etapas com a interrupção do fornecimento, como será no dia 14, em São Brás, Fátima, Canudos e parte do Marco e da Pedreira As etapas da obra preveem desde a escavação para implantação da rede; execução das soldas de eletrofusão para conectar os trechos implantados; e as interligações das redes. Após esse processo é feita a recomposição definitiva dos pontos.

Para executar a fase de interligações, em alguns casos, é necessária a interrupção do abastecimento porque são redes de diâmetro muito grande. Nessas situações, esses serviços estão ocorrendo no período noturno para causar o menor transtorno possível aos moradores da área. 

Na próxima segunda-feira (14), está programada a interligação de rede na área do 6º Setor, os bairros de São Brás, Fátima, Canudos e parte do Marco e Pedreira ficarão com abastecimento suspenso de 22h às 5h.

Cosanpa também interromperá o fornecimento nos dias 15, 17, 21 e 22/12 na Pedreira, Telégrafo, Sacramenta, parte do Marco e BarreiroJá nos dias 15, 17, 21 e 22 de dezembro, serão executadas as interligações do 9º setor, por esse motivo, será necessário interromper o fornecimento de água nos bairros Pedreira, Telégrafo, Sacramenta e parte do Marco e Barreiro, também no horário de 22h às 5h.

Após a implantação da rede e interligação será realizada a setorização do abastecimento, um processo que ampliará o serviço à população, com a diminuição de perdas. Ou seja, quando for necessário retirar um vazamento, por exemplo, não será mais preciso interromper o abastecimento de água em vários bairros, pois será possível isolar apenas a área abastecida por aquela rede danificada e fazer o reparo.

A obra de substituição de redes teve início no segundo semestre de 2019, um investimento de R$ 250 milhões que vai beneficiar mais de 800 mil habitantes da capital. A previsão de conclusão total da obra é para 2021.