Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Obras da ponte sobre o rio Meruú iniciam em janeiro de 2021

Nova estrutura terá 560, 88 metros de extensão por 10 metros de largura e eliminará, de forma definitiva, o traslado feito por balsas

Por Kátia Aguiar (COHAB)
11/12/2020 15h44

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), iniciará em janeiro de 2021 a construção da ponte sobre o Rio Meruú, na PA-151, região do Baixo Tocantins. A ponte, que terá 560, 88 metros de extensão por 10 metros de largura, eliminará, de forma definitiva, o traslado feito por balsas no trecho do rio Meruú. 

O início da obra ocorrerá após a transferência do ponto de embarque e desembarque de veículos da balsa que faz o traslado, para um novo desvio nas duas margens do rio, previsto para a primeira quinzena de janeiro de 2021.

A Setran também finaliza o pagamento das indenizações das benfeitorias feitas por ocupantes das duas margens do rio Meruú. No período em que ocorriam as negociações com as famílias, a Setran montou canteiro de obras próximo do rio onde foram construídas partes das pontes: 56 vigas pré-moldados, mais de 6 mil pré-lajes e ainda 324 estacas pré-moldadas para a cabeceira da ponte.

“Foi a  alternativa que a Setran utilizou para ir executando a obra da ponte, independente da liberação da área de construção, o que acelerou a obra, garantindo que a ponte sobre o rio Meruú possa ser entregue até dezembro de 2021”, adiantou o titular da Setran, Adler Silveira.

 Acesso à Igarapé Miri, a ponte sobre o rio Meruú representa o incentivo à produção local, uma vez que o município é o maior produtor nacional de açaí, e assegura o direito de ir e vir com agilidade da população como adianta a comerciante Lady Fonseca, que trabalha na área da ponte.

“Viver sem essa ponte é difícil tanto para os negócios quanto para a saúde do povo daqui, muitas vezes chega ambulância com paciente grave, e o veículo tem de esperar a balsa que ainda está do outro lado do rio. Já presenciei vários episódios desses”, disse Lady Fonseca. 

Ao todo, a PA-151 tem mais de 255 Km de extensão e tem 18 pontes, dessas, 16 são de concreto,o que corresponde a 755 metros. Há ainda uma ponte mista, de madeira e de concreto, de 35 metros, e ainda uma de madeira de 10 m.

Para garantir a trafegabilidade da rodovia PA-151, equipes da Setran fazem serviços de manutenção e conservação ao longo da estrada. Atualmente as equipes de tapa-buracos e limpeza lateral da pista estão a cerca de quatro quilômetros da ponte sobre o rio Meruú.