Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BELÉM

Sedop planta mudas de açaizeiro nas margens do canal do Tucunduba

Ação faz parte do projeto de macrodrenagem, que vai da rua dos Mundurucus até a 2 de Junho, no bairro da Terra Firme

Por Matheus Rocha (SEAC)
15/12/2020 13h07

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) iniciou, nesta terça-feira (15), uma ação de plantio de mudas de açaizeiro (Açaí Euterpe Oleracea) nas margens do canal do Tucunduba, em Belém. A ação faz parte do projeto de macrodrenagem no segundo trecho do canal, que vai da rua dos Mundurucus até a 2 de Junho, no bairro da Terra Firme.

O plantio visa a recuperação da cobertura vegetal do Igarapé Tucunduba. A espécie de açaizeiro (Açaí Euterpe Oleracea) foi escolhida por ser nativa da região e, segundo especialistas, por se adaptar melhor ao tipo de solo existente no local. A ação contou com a participação de um técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). 

O morador Paulo Carneiro fez questão de participar da atividade e ajudar no plantio das mudas. Ele mora há 20 anos no bairro da Terra Firme e acompanhou o desenvolvimento do projeto de macrodrenagem do Tucunduba, que se arrastou por anos. Para ele, é muito gratificante ver o trabalho que está sendo feito pelo Governo do Pará. “O Governo está de parabéns. Há 20 anos, quando vim pra cá, isso aqui era horrível. Hoje está perfeito, tudo direitinho,” declarou.

Quem também saiu de casa para acompanhar de perto a ação foi a técnica de enfermagem Maria Santana, que há 25 anos mora no entorno do canal. Ela também acompanhou o avanço das obras no local e, hoje, agradece pelo trabalho realizado pelo Estado. Segundo ela, é preciso que a população colabore para a preservação do espaço. “Aqui era muito feio. As casas ficavam quase dentro do canal. Hoje está melhor. Não tem nem comparação. Agora falta o povo ter mais consciência para parar de jogar lixo no canal e na rua”, afirmou a moradora. 

A diretora de Mobilização e Articulação Comunitária da Sedop, Vanessa Catete, também reforçou a importância da colaboração de todos com a preservação do trabalho que está sendo executado. “O Estado busca proporcionar o melhor para a população. A gente pede que a comunidade também dê o seu melhor. Que tenham cuidado e preservem o que está sendo feito”.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano da Sedop, Valdir Acatauassu, participou da ação e destacou o compromisso do governo do Estado de concluir esta etapa da obra no Tucunduba. “Estamos visando a conclusão desta segunda etapa, cumprindo com a promessa feita no início desta gestão, de concluir ainda neste mandato o Projeto do Tucunduba como um todo. Projeto este que vinha se arrastando há 20 anos e que, se Deus quiser, nós vamos concluir no prazo,” afirmou.

As obras no segundo trecho do Projeto de Macrodrenagem do Tucunduba, que vai da rua dos Mundurucus até a rua 2 de Junho, estão em fase de finalização. A expectativa é que este trecho seja entregue à população no início de 2021. As obras seguem em ritmo acelerado também nos outros dois trechos que compõem esta segunda etapa do projeto, entre a rua São Domingos e a rua dos Munducurus e entre a 2 de Junho e travessa da Vileta.