Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Estação de alevinagem de Terra Alta passará por ampliação e reforma geral

Instalações mais modernas, uso de tecnologia e inclusão de espécies variadas da  Amazônia estão entre as melhorias previstas no projeto de reconstrução do espaço

Por Camila Botelho (SEDAP)
16/12/2020 14h44

Pela primeira vez, depois de 40 anos de inaugurada, a Estação de Reprodução e Alevinagem Orion Nina Ribeiro, localizada na Unidade Agropecuária (Uagro) de Terra Alta – município do nordeste do Pará - passará por uma ampliação e reforma geral. As obras estão sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que administra o espaço. O trabalho conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pa).

 Na última terça-feira (16), o secretário de desenvolvimento agropecuário, Hugo Suenaga, esteve reunido com representantes do Sebrae e da empresa de consultoria para avaliar o projeto inicial. A equipe da Coordenadoria de Aquicultura e do Núcleo de Planejamento da secretaria também esteve presente. 

A meta é que as obras comecem no segundo semestre do próximo ano. Nessa primeira fase, serão realizados os trâmites administrativos como, por exemplo, o processo licitatório. Segundo explicou o coordenador de aquicultura da Sedap, Alan Pragana, a Ugaro será basicamente refeita e ganhará ares mais modernos e o uso da tecnologia, como por exemplo, placa solar. “A obra inclui a mudança de todo o quadro de energia da Uagro  e entregar uma nova estação que possa ser usada pelas instituições de ensino também”, explicou. 

Atualmente, a única espécie reproduzida na estação, como informou Pragana, é de tambaqui. O projeto de restauro prevê o cultivo de outras espécies além de peixe, como algas, por exemplo. “Coisas que não se pensava 40 anos atrás”, destacou. Ele explicou que a proposta é fazer novos experimentos com as espécies, como de reprodução propriamente dita. A ideia é transformar a estação num centro de espécies nativas da Amazônia e incluir espécies como pirarucu. 

Além da reforma estrutural, o projeto prevê também a troca de mobília e de material de laboratório.

Melhorias- A Estação Orion Nina Ribeiro vem passando, desde o primeiro ano do atual governo, por diversas melhorias. Tão logo assumiu a frente do estado, o governador Helder Barbalho visitou a estação e acompanhado do secretário Hugo Suenaga e equipe da Aquicultura e Pesca da Sedap, viu de perto o total estado de abandono do local. Falta de energia, depredação, mato alto e até falta de peixes foram algumas das situações encontradas durante a visita. 

Aos poucos, o espaço foi sendo aperfeiçoado para a retomada da produção de alevinos. O coordenador de aquicultura da Sedap lembrou que em 2019, houve um trabalho de reparos emergenciais para que o processo de reprodução e consequente distribuição de alevinos fossem retomados.

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap