Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran finaliza formação de Agente Multiplicador em Educação para o Trânsito

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
16/12/2020 16h07

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realiza, até o final desta semana, os últimos cursos de Agente Multiplicador em Educação para o Trânsito de 2020. Nesta última etapa, os cursos estão sendo realizados simultaneamente nos municípios de Água Azul do Norte, Tucumã e Ourilândia. Em Xinguara, a formação foi concluída na semana passada. Ao todo, mais de 70 pessoas estão sendo orientadas sobre como prevenir acidentes de trânsito.

Em Tucumã e Ourilândia, na região sudeste do Pará, a formação é realizada de modo conjunto e conta com a participação especial de 11 indígenas da tribo Kayapó. Os próprios indígenas solicitaram inscrição e pretendem levar o conhecimento adquirido com a ajuda do Detran às suas comunidades. Na abertura, os representantes da etnia agradeceram a oportunidade e relataram a experiência negativa de perder um membro da comunidade durante um acidente de trânsito.

Em Água Azul do Norte, Tucumã e Ourilândia, a programação iniciou na última segunda-feira (14) e segue até dia 18. Especialmente em Tucumã, será finalizado com uma atividade prática de trânsito em paralelo com a Operação Final de Ano, que também será realizada no município. Já em Ourilândia, participam cerca de 45 pessoas que depois atuarão como multiplicadores de ações educativas nas vias da cidade. Nesses municípios, a atuação do Detran tem a parceria dos órgãos de trânsito locais e do Ministério Público do Pará (MPPA).

Promovido pelo Detran, por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CED), a iniciativa faz parte do calendário anual do Programa de Educação de Trânsito com o propósito de reduzir acidentes de trânsito e zerar as infrações de trânsito, a partir da formação de agentes locais. O público-alvo é voltado a professores, profissionais da saúde, segurança, assistência social, gestores municipais, coordenadores pedagógicos, etnias indígenas, representantes de igrejas, alunos, universitários e lideranças comunitárias. 
O curso tem como principal conteúdo programático noções de legislação de trânsito, tendo em vista as atualizações legislativas na matéria do trânsito. Dentre as temáticas abordadas estão: ética e cidadania no trânsito, legislação, comportamento seguro, práticas pedagógicas no trânsito, metodologia de educação e um exercício prático de viés educativo enfatizando a experimentação real do cotidiano nas vias.

A estratégia na abordagem deste público é proporcionar a absorção do conhecimento objetivando a criação de um projeto associado ao trânsito nos bairros e comunidades, ampliando a rede de multiplicadores por todo o Estado", explica a pedagoga do Detran Geisa Tavares.

(Colaboração: Celso Junior)