Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CLIMA NATALINO

Hospital Metropolitano e PM proporcionam tarde musical para pacientes e profissionais da saúde

Com um repertório eclético, a Banda de Música da PM ajudou a alegrar quem se recupera de doenças e os profissionais que lutam para salvar vidas

Por Bruno Magno (SEOP)
16/12/2020 18h19

A direção do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e o comando-geral da Polícia Militar do Pará se uniram para homenagear com música pacientes e profissionais da saúde, na tarde desta quarta-feira (16). O objetivo da ação é proporcionar alegria e entretenimento aos pacientes no período do Natal e valorizar profissionais da área da saúde pelo empenho no enfrentamento à pandemia de Covid-19. A apresentação foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da PM. Funcionários da unidade - que integra a rede pública estadual de saúde - e pacientes assistiram à apresentação da Banda de Música e Sinfônica da Polícia Militar.Banda de Música da PM durante a apresentação para pacientes e funcionários do Hospital Metropolitano

Com um repertório de músicas natalinas e da MPB (Música Popular Brasileira), os músicos da corporação, aproximadamente 60 policiais, ajudaram a mudar a rotina do ambiente hospitalar. “Falar de música é falar de ganhos psicológicos, pois trata humor, depressão, ansiedade e o estresse. Essa parceria com a Polícia Militar vem justamente para dar mais energia aos pacientes e colaboradores”, enfatizou Natália Failache, supervisora de Humanização do HMUE, localizado no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

Diferentemente de anos anteriores, os músicos não visitaram os leitos. A apresentação ocorreu em área aberta, seguindo todos os protocolos de segurança determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a proliferação do novo coronavírus. Portanto, a maioria dos pacientes acompanhou a apresentação sem sair dos leitos, pelas janelas dos quartos. Alguns puderam ouvir de perto cada música do repertório, mas todos usando máscaras e higienizando as mãos com álcool em gel.

“Parte da história” - Juliana Ferreira Rodrigues, 43 anos, que se recupera de um acidente de motocicleta, ficou próxima à banda. “Estava triste, pois vou passar o Natal longe da minha família. Mas esse momento me alegrou, pois as músicas tocadas fazem parte da história das pessoas que amo”, disse a paciente.

“Me avisaram da apresentação ontem e fiquei ansioso por esse momento. Eu gosto muito de música, e fazia tempo que eu não acompanhava uma apresentação com tantos músicos e instrumentos”, ressaltou Carlos Gabriel, 10 anos, internado na Pediatria.

A apresentação começou às 17 h, com uma homenagem ao cantor Paulinho, vocalista do conjunto Roupa Nova, que morreu na última segunda-feira (14) em decorrência de complicações da Covid-19. Em seguida, canções de Djavan e Tim Maia, e música paraense.

De acordo com o maestro da Banda, subtenente PM Franklin Vieira, o repertório foi elaborado com o objetivo de descontrair pacientes e profissionais do Hospital Metropolitano. “Para preparar essa apresentação, tentei me colocar no lugar dessas pessoas e ter a sensibilidade de tocar aquilo que elas gostam, pois assim conseguimos abraçar todos através da música”, disse o maestro. (Texto: Diego Monteiro / Ascom Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência).