Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÉRITO DA CABANAGEM

Assembleia Legislativa homenageia governador Helder com o Grande Mérito da Cabanagem

Honraria distingue personalidades que se destacam pelos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento econômico e social do Pará

Por Leonardo Nunes (SECOM)
17/12/2020 12h57

Na Asembleia Legisltativa do Pará, Helder Barbalho é condecorado com a Ordem do Mérito da Cabanagem no Grau de Grande Mérito O governador Helder Barbalho foi condecorado com a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na manhã desta quinta-feira (17), com a Ordem do Mérito da Cabanagem no Grau de Grande Mérito. A sessão solene realizada no Plenário Newton Miranda, na sede do Poder Legislativo, em Belém. 

A sessão solene é uma das mais concorridas e importantes do Poder Legislativo Estadual. Na oportunidade foram homenageados 80 personalidades com os títulos de Cidadão do Pará, de Honra ao Mérito e da Ordem da Cabanagem. As condecorações foram definidas por meio de escolhas individuais dos deputados.

Em discurso, o governador Helder Barbalho agradeceu pela honraria recebida e destacou o orgulho por atuar para o desenvolvimento do Estado. 

O governador Helder exibe a honraria ao lado da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, e do presidente da Alepa, Dr. Daniel SantosHelder Barbalho destacou que sua gestão à frente do Estado será marcada pela implementação de políticas públicas que priorizem o enfrentamento das adversidades vivenciadas pelos paraenses. O governador também ressaltou a relação institucional harmônica entre os Poderes Executivo e Legislativo. 

“Relação pautada na independência, mas acima de tudo na responsabilidade da construção coletiva para que possamos aprimorar as ações e garantir com que a sociedade paraense possa viver um ambiente melhor”, destacou. 

Na solenidade, Helder frisou que marcará sua gestão por políticas públicas que enfrentam as adversidades vivenciadas pelos paraenses Anualmente são homenageadas diversas personalidades, entre as quais militares, empresários, artistas, políticos, gestores de iniciativas pública e privada, cujas atuações contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

COMENDA

A Comenda da “Ordem do Mérito Cabanagem” é outorgada a pessoas físicas ou jurídicas, em alusão a um evento comemorativo, por livre sugestão dos deputados, que se façam merecedoras de uma homenagem do Poder Legislativo. Ela acontece em três graus: 

Sessão solene foi prestigiada por representantes dos Poderes Legislativo, Judiciário, Executivo e da sociedade civil nesta quinta-feira (17)Instituída em 1984, possui três graus: Grande Mérito para chefes de Estado, embaixadores, ministros, governadores, senadores e presidentes de Poderes Legislativo e Judiciário; Mérito Especial para cônsules, comandantes militares de regiões, deputados federais e estaduais, secretários de Estado; Mérito para civis e militares que são dignos da manifestação do Legislativo.

• Grande Mérito

• Mérito Especial

• Mérito (Um agraciado por Deputado) 

CABANAGEM

Também conhecida como Guerra dos Cabanos, foi uma revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil, influenciada pela revolução Francesa, na antiga Província do Grão-Pará, que abrangia os atuais estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia. A revolta estendeu-se de janeiro de 1835 a 1840, comandada por Félix Clemente Malcher, Antônio Vinagre, Francisco Pedro Vinagre, Eduardo Angelim e Vicente Ferreira de Paula. Devido à extrema pobreza, fome e doenças, que marcaram o início desse período, além do processo de independência do Brasil (1822) que não ocorreu de imediato no Pará, e à irrelevância política à qual a província foi relegada pelo príncipe regente Pedro I após a Independência, mantendo a forte influência portuguesa, os índios e mestiços, na maioria, e integrantes da classe média (cabanos) uniram-se contra o governo regencial nesta revolta. O objetivo era aumentar a importância do seu território no governo central brasileiro e enfrentar a questão da pobreza do povo da região, cuja maior parte morava em cabanas de barro e de onde se originou o nome da revolta.