Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO

Governo do Pará encerra 2020 com 85% das demandas do e-SIC respondidas

Por Lucila Pereira (HC)
23/12/2020 16h39

Um balanço feito pela Auditoria Geral do Estado (AGE) mostra que 85% das mais de 4 mil mensagens que chegaram pelo Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), este ano, foram atendidas. A Secretaria de Estado de Educação foi o órgão que mais recebeu demandas, totalizando 379 ações; seguido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (327); Secretaria de Estado de Transporte (200); Secretaria de Estado da Fazenda (193) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (177).

A AGE é responsável por gerenciar, acompanhar e orientar o atendimento às demandas recebidas por cada órgão da Administração Direta e Indireta. “Nosso objetivo é dar uma resposta a população conforme determina a Lei de Acesso a Informação – LAI, e com isso colaborar para que as solicitações sejam respondidas de modo ágil e transparente como requer a Escala Brasil Transparente (EBT), que é uma ferramenta de monitoramento da transparência pública em estados e municípios brasileiros”, explica Roberto Mendes, do Núcleo de Tecnologia da Informação, que auxilia os órgãos do Estado orientando sobre o atendimento das demandas, seja em como responder ou até mesmo em como identificar se o questionamento em si é de competência do órgão em questão.

A Auditoria Geral do Estado vem trabalhando para que, no ano que vem, esse índice chegue a 100%, com todas as demandas respondidas. “A Equipe responsável pelo acompanhamento e orientação vem trabalhando incessantemente realizando ações, quer seja online ou até mesmo in loco, juntos aos órgãos, visando reduzir as demandas reprimidas de forma a melhorar o ranking de respostas junto ao E-Sic”, afirmou Franney de Oliveira, Auditor Adjunto da AGE.