Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Seaster dá apoio à agricultura familiar e garante segurança alimentar e nutricional em municípios paraenses

Por Camila Santos (SEASTER)
29/12/2020 17h03

Durante todo o ano de 2020, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) manteve serviços essenciais e deu suporte à ações emergenciais relacionadas à segurança alimentar e nutricional da população paraense.

Em uma ação estratégica para auxiliar produtores rurais e pessoas em situação de vulnerabilidade social, os Governos Federal e Estadual, junto aos municípios, articularam a aquisição de parte da produção agrícola de pequenas e médias propriedades rurais que estavam com estoques acumulados por conta da pandemia do novo coronavírus.

O Governo Federal abriu um crédito extraordinário, por meio da MP 957/2020, e destinou um valor extra para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em todos os estados brasileiros. A ação emergencial beneficiou 582 mil paraenses em situação de vulnerabilidade e 3.785 agricultores divididos em 352 cooperativas, associações ou organizações produtivas.

O secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Inocêncio Gasparim, explica que, no Estado, cerca de um milhão de famílias vivem com renda inferior a um salário mínimo. "Durante todo esse ano, estivemos revestindo o maior esforço possível para auxiliar na melhoria da qualidade de vida das famílias paraenses, em especial os mais vulneráveis. O PAA emergencial possibilitou que alimentos chegassem na mesa daqueles que mais precisam, principalmente durante o pico desta crise sanitária que estamos vivendo", ponderou.

O PAA tem como finalidades a promoção do acesso a alimentação e o incentivo à agricultura familiar. Para o alcance dessas metas, o programa compra alimentos produzidos pelos agricultores e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, seja por equipamentos públicos de segurança alimentar ou pela rede pública e filantrópica de ensino.

O coordenador do programa no município de Concórdia do Pará, Eugênio Soares, destacou que a iniciativa contribuiu não só para os agricultores da região, como também para as famílias atendidas pela Secretaria de Assistência do município. "Nós daqui de Concórdia que tratamos do Programa ficamos surpresos e muito felizes porque já havíamos visto a implementação de auxílios emergenciais à população, mas nenhum pensado especificamente ao agricultor, aquele trabalhador que vive da sua produção. Hoje ao conversarmos com eles temos retorno desta ação, um retorno significativo e positivo. A proposta de montar as cestas e distribuir às famílias foi muito boa, nós víamos a felicidade em cada um, isso foi muito gratificante", disse o coordenador.

Restaurante Popular

A fim de garantir uma refeição saudável com todos os nutrientes necessários por um preço acessível, a Seaster também manteve, durante todo o ano de 2020, o funcionamento do Restaurante Comunitário Prato Popular, que garantiu a distribuição de aproximadamente 70 mil refeições aos trabalhadores da feira do Entroncamento, em Belém.

Para a Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Seaster, Nazaré Costa, o restaurante é um serviço essencial que deu apoio a quem precisou continuar trabalhando durante a pandemia. “Nós organizamos uma logística e uma metodologia para atender o nosso público, sobretudo os feirantes, que durante este momento tão delicado não pararam de trabalhar. Esses trabalhadores precisavam ter a garantia da sua alimentação diária, por conta disso nós decidimos permanecer com o restaurante aberto atendendo todos os critérios de segurança”, explica a diretora. 

O Restaurante Comunitário Prato Popular está localizado na Rua Prainha, 215, no Entroncamento e oferece refeições diárias pelo preço de R$ 2. O projeto é mantido pelo Governo do Estado, por meio da Seaster, e tem a parceria da Companhia Paraense de Refrigerante (COMPAR) e da Boa Mesa Alimentos.