Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Operação Fim de Ano do Detran conscientiza condutores sobre riscos de acidentes

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
31/12/2020 12h32

Praia do CrispimO Departamento de Trânsito do Estado (Detran) está presente nas estradas e principais praias do Estado com orientações educativas. A ação faz parte da Operação Fim de Ano 2020, que tem por objetivo orientar e conscientizar os condutores sobre os principais fatores de risco no trânsito. A operação acontece simultaneamente em Mosqueiro, Salinas, Bragança, Santarém, Marapanin, Moju e Xinguara.

Em Salinas e Mosqueiro, as equipes da Coordenadoria de Educação do Detran montaram barreiras educativas desde a última terça-feira (29) para orientar as pessoas que chegam a essas praias para passarem o fim de ano. Em Mosqueiro, as ações se concentram na Vila e na barreira do Detran, no KM-03 da PA 391.

Durante a abordagem, os agentes observam o interior dos veículos, alertando para ultrapassagem, bebida, direção, uso do farol, excesso de velocidade, uso do cinto pelo passageiro, excesso de carga etc.

SalinópolisDe acordo com os agentes, a parada educativa alcança mais de 400 pessoas e cerca de 160 veículos por dia. “Até o momento, as principais observações são o uso do cinto de segurança pelos passageiros do banco de trás, animais soltos no veículo e carros trafegando com o farol apagado. Outra questão recorrente é a ultrapassagem perigosa, já que o tráfego está se intensificando ao longo da semana. Depois da orientação as pessoas ajustam os erros e seguem com segurança”, explica o agente Heldecir Lima.

Márcia Lima mora em Belém e resolveu ir com a mãe para passar o réveillon na Ilha. No interior do carro, dois cachorros soltos, um no colo da passageira e outro no banco traseiro. A condutora não sabia que pelo Código de Trânsito Brasileiro, a coleira do animal deve ser padronizada e atracada no cinto de segurança no banco de trás e que o pet ocupa o lugar de um passageiro. Depois de receber as orientações do Detran, os animais foram acomodados da forma correta e as duas puderem seguir viagem com tranqüilidade. “Confesso que não sabia dessa regra, mas agora aprendi. Educação serve para isso, para termos conhecimento e tomar as medidas certas, por isso considero essa ação do Detran muito importante, gostei muito”, afirmou Márcia.

Em Salinópolis, os servidores da educação realizam as abordagens na barreira do Batalhão de Polícia Rodoviária, na PA-144, principal via de entrada do município. Além das orientações gerais de segurança, os servidores atentam os motoristas para evitar o consumo de bebida alcoólica. “O período de festas de final de ano geralmente é marcado pelo alto consumo de bebida alcoólica, então as nossas ações aqui em Salinas focam na alcoolemia, para que o condutor evite beber ao dirigir”, explica o coordenador da equipe, João Veiga. Durante o feriado de ano novo e finais de semana as ações educativas também se repetem no acesso à praia do Atalaia.

O Jameson Francisco é de Santa Maria do pará e chegou a Salinas para trabalhar durante o feriado. Após receber as orientações, ele ressaltou a necessidade de reforçar a prevenção de acidentes no município. “Acho um ótimo trabalho por ser uma relação muito próxima da fiscalização e da educação com os condutores. Em minha opinião, ações desse tipo são importantíssimas para alertar os motoristas dos riscos de acidentes”, destacou.

Na praia do Crispin e Algodoal, em Marapanin, a abordagem educativa de trânsito voltou-se aos turistas que chegaram de veículos e tem como mote o retorno seguro do balneário. Já em Bragança, os servidores ocuparam a avenida Polidório Coelho, que dá acesso à praia de Ajuruteua. As principais infrações observadas são o não uso do cinto de segurança; uso de calçados inadequados e objetos soltos dentro do veículo.