Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PORTEL

Projetos elaborados pela Emater são aprovados em edital de patrocínio

Ações têm foco ambiental e social e passam agora para a etapa de habilitação jurídica e regularidade fiscal e trabalhista

Por Etiene Andrade (EMATER)
07/01/2021 10h32

O Projeto Socioambiental do Divino Espirito Santo, da Associação dos Produtores Rurais do Médio Rio Pacajá, e o Sítio Emaús, da Associação Brasileira Evangelizadora Agostiniana Recoleta, estão entre as 97 ações selecionadas entre mais de 500 concorrentes da Amazônia Legal ao edital Patrocínio 2021 do Banco da Amazônia. Os dois projetos, que tem foco ambiental e social, exigidos no edital, foram elaborados com a assessoria do escritório local Emater em Portel e passam agora para a etapa de habilitação jurídica e regularidade fiscal e trabalhista.

O engenheiro agrônomo Rildo Medeiros, que atua no escritório local, conta que a ideia de submeter os projetos surgiu a partir da experiência e parceria da Emater junto às instituições comunitárias locais.

“Como já trabalhamos junto com as instituições, dando orientações e assistência técnica, vimos a necessidade que eles também têm de captar recursos para desenvolver seus projetos e colaboramos por meio dessa assessoria para a elaboração dos projetos que concorreram ao edital. No caso do Sítio Emaús, vai favorecer dez famílias em situação de vulnerabilidade social e o outro projeto do Rio Pacajá vai possibilitar a aquisição de equipamentos, sementes e outros insumos para melhorar o desempenho de outras 25 famílias de pequenos produtores rurais”, explica o engenheiro.

O projeto elaborado para o Sítio Emaús, localizado a 5 km da área urbana de Portel, prevê a aquisição de equipamentos e insumos para que as próprias famílias façam hortas e criem galinhas caipiras, contribuindo para o seu bem-estar social, como diz o professor Clayton Furtado, colaborador da Paróquia Nossa Senhora da Luz, a qual o Sítio Emaús está ligado.

“Sabemos que estamos assentados em um menores índices de desenvolvimento humano do Brasil, com muitas carências sociais. Nossa entidade já possui um trabalho de longa data no Marajó, com a oferta de apoio sociopedagógico para crianças e jovens de 6 a 15 anos, desenvolvendo atividades como reforço escolar, dança, teatro, futebol e aula de informática, e esse projeto submetido com o apoio da Emater poderá ser uma forma de empoderamento financeiro para essas famílias, garantindo um campo de geração de renda”, afirma o colaborador.

Já o projeto socioambiental do Divino Espírito Santo visa estruturar os espaços de produção dentro do Sistema Agroflorestal (SAF). “Esse projeto foi feito pela Emater Portel e trata de um SAF que trabalha a diversidade agroflorestal e também é um recurso para melhorar as nossas casas de farinha que ainda são muito precárias, melhorando as nossas condições de trabalho", conclui Elane  de Oliveira, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Médio Rio Pacajá.

As instituições aprovadas têm até o dia 26 de fevereiro para encaminhar toda a documentação que as habilitará a receberem os recursos.