Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

No 'Dia do Leitor', Seduc reforça a importância do hábito pela leitura

Instituída em 1928, a data é dedicada às pessoas que são apaixonadas pela literatura

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
07/01/2021 17h20

Ler, é se envolver pelas palavras e deixar ser levado para navegar em um mundo de aventuras, conhecimentos e descobertas que, além disso, desperta o pensamento crítico e auxilia o aprimoramento da escrita de quem pratica esse hábito muito comum entre as pessoas. Neste sentido, para dar visibilidade à importância da leitura, nesta quinta-feira, 7 de janeiro, é celebrado o Dia do Leitor. 

A data comemorativa foi criada em homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo”, criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. Portanto, esta é uma data instituída e dedicada às pessoas que são apaixonadas pela literatura, ou seja, que amam livros.

Por ser uma das instituições responsáveis por promover a educação básica no estado do Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe), proporciona orientações, palestras, assessorias para alunos e professores da rede estadual de ensino, com o intuito de estimular o interesse pela leitura entre eles.

Quando o aluno ingressa no ensino fundamental, na fase da alfabetização, ele é instigado a conhecer melhor as letras, sílabas e as palavras como um todo, a fim de instigá-lo a criar o hábito de ler. Dessa forma, a leitura se faz importante tanto no processo de formação pessoal, como no desenvolvimento da comunicação social dos estudantes.

A secretária adjunta de Ensino, Regina Pantoja, conta que o hábito da leitura faz com que as pessoas viagem para outros “mundos”, sem sair de casa, além da possibilidade de ampliarem o seu conhecimento. “O leitor é aquele que faz uma visita ao mundo; seja ele o real ou imaginário, porque ser leitor é ter a oportunidade de conhecer um mundo novo de conhecimento, informações e de expectativas. A leitura hoje não está apenas voltada para o livro didático ou de qualquer outro livro, pois com o advento das tecnologias, hoje as oportunidades perpassam além do livro físico e vai até a versão digital”, comentou. 

Atualmente, o Siebe conta com 15 bibliotecárias que atuam de forma itinerante nas Unidades Seduc, nas Escolas (USEs) e Unidades Regionais de Educação (UREs). O Sistema também promove a capacitação de professores de Língua Portuguesa para atuarem nas bibliotecas e em projetos, como a “Tertúlias Literárias” que está em processo de implantação.

A iniciativa consiste em enfatizar a importância do hábito pela leitura, seja de uma literatura clássica ou não, na qual se faz uma  roda de conversa para os alunos debaterem ideias e contrapontos sobre o tema em questão, sem que haja a interrupção do professor ou de algum mediador. A ideia é que os próprios alunos cheguem a uma conclusão unânime ou com divergências. Por fim, o projeto Tertúlia Literária nada mais é que um grande debate de ideias em que cada um respeita a opinião do outro.

Texto: Lucas Rocha e Vinícius Leal.