Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO

Seaster e Sefa promovem feira para fomentar artesanato e trabalhos manuais

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/04/2017 00h00

Com o objetivo de fomentar e promover o artesanato paraense e a produção de trabalhos manuais em órgãos públicos, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa), realizou nos dias 06 e 7 (quinta e sexta-feira), a Feira Pop Up do Artesanato e Trabalhos Manuais Paraense na sede da Sefa, na capital paraense. A Secretaria foi o primeiro órgão estadual a receber a Feira, que reuniu o trabalho de 10 artesãos da Região Metropolitana de Belém.

De acordo com dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), o Pará possui 51 registros de entidades ligadas ao artesanato, e aproximadamente 3.106 artesãos e trabalhadores manuais cadastrados. Do total de registrados no Estado, 774 residem em Belém. A pesquisa indica ainda que 39% desse total têm o artesanato como única fonte de renda. A qualificação e a comercialização da produção estão entre as principais dificuldades enfrentadas pelos artesãos, segundo a pesquisa.

“Uma das missões da Secretaria é apoiar a participação do trabalhador artesanal em espaços mercadológicos adequados à divulgação e comercialização dos produtos artesanais. Por isso, sempre estamos viabilizando espaços de comercialização dos produtos, como forma de promover a inserção do artesão paraense no mundo do trabalho, colaborando de forma direta para a geração de trabalho e renda desse segmento”, ressaltou Dione Matos, coordenadora de Empreendedorismo e Economia Solidária da Seaster.

Divulgação - “Faço acessórios voltados para a valorização da estética negra e para o empoderamento da mulher. Esses espaços são fundamentais para comercializar nossos produtos, mas principalmente gerar contatos para futuras vendas, além de divulgar nosso trabalho como artesãs paraenses”, disse Andreza Beatriz Eugênio, estudante de Pedagogia, que tem como fonte de renda o artesanato.

Produtora de bombons e camisas com temáticas regionais, Diolene Trindade afirmou que esses espaços de comercialização são fundamentais na geração de renda para os artesãos. “Sempre participo de feiras e, por meio delas, consigo gerar uma renda para me sustentar e a minha família”, acrescentou.

Fabiana Bertolin, servidora da Sefa, gostou dos produtos apresentados na Feira Pop Up. “Achei interessante essa feirinha. Tem muito produto bom e bonito. Gostaria até que tivesse mais produtos”, ressaltou.

Para Tereza Coutinho, que trabalha com tecidos, “participar dessas feiras é muito bom para divulgar nosso trabalho e fazer contatos. Queremos que, cada vez mais, possamos participar desses espaços”.

A Seaster é o órgão responsável no Estado pela oferta de serviços ao artesão, como o Balcão de Informações e cadastramento de artesão e trabalhador manual, além de atualizar dados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro e expedir a Carteira Nacional do Artesão. O cadastro dos artesãos no sistema é a porta de entrada para as ações da Secretaria e eventos nacionais, como feiras de negócios.

Serviço: A Coordenadoria de Empreendedorismo e Economia Solidária funciona na Avenida Assis de Vasconcelos, nº 397, em Belém. Contato: 98441-1983.