Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO SUPERIOR

Uepa está com seis editais abertos para programas de pós-graduação

Gestão Pública, Educação Escolar Indígena e Ciências da Religião são algumas das áreas com processos abertos

Por Marília Jardim (UEPA)
08/01/2021 11h55

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com inscrições abertas em seis processos seletivos de Programas de Pós-Graduação, nos campi de Belém e do interior do Pará. As inscrições podem ser feitas até os primeiros meses de 2021 e as turmas iniciarão as aulas ao longo do ano.

O Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Gestão Pública estava suspenso temporariamente, devido às paralisações da Universidade em virtude da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, já está publicado um novo cronograma e as inscrições foram reabertas até o dia 15 de janeiro de 2021.

O curso de Mestrado Profissional em Educação Escolar Indígena oferta 25 vagas e as  inscrições serão feitas até o dia 12 de janeiro de 2021. O resultado final está previsto para abril e as aulas devem começar no segundo semestre.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI) é uma parceria da Uepa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O objetivo do curso é qualificar, em nível de pós-graduação, indígenas licenciados, professores e técnicos que tenham atuação na área da Educação Escolar Indígena, de modo a dar prosseguimento aos processos de formação docente, iniciados pela Política Indigenista das Universidades Associadas do Estado do Pará, para proporcionar aos professores e pesquisadores a ampliação de propostas e ações de ensino intercultural nas áreas da educação básica e da educação superior.

Podem participar da seleção indígenas, com referendo da comunidade indígena de origem e que tenha diploma de Licenciatura Plena; não indígenas portadores de diploma de Licenciatura Plena e com comprovada atuação em educação escolar indígena nos últimos 5 anos; e servidores docentes e/ou técnicos das Universidades da Associação do PPGEEI, (Uepa-UFPA-Unifesspa-Ufopa), com os mesmos critérios para os não indígenas.

Ciências da Religião

O Mestrado em Ciências da Religião da Uepa está com dois processos seletivos abertos para o preenchimento de 45 vagas no curso. O Edital 53/2020 é para oportunidades específicas para indígenas (7 vagas) e quilombolas (9 vagas). As inscrições serão feitas pelo e-mail quilombolaindigenappgcruepa@gmail.com, de forma gratuita, até às 18h do dia 15 de janeiro de 2021.Os candidatos precisarão ser portadores de títulos de graduação em qualquer área do conhecimento, devidamente reconhecidos ou revalidados pelo Ministério da Educação, e deverão comprovar a condição de indígena ou quilombola.

Já o Edital 54/2020, também para a seleção do Mestrado em Ciências da Religião, oferta 29 vagas, sendo 19 para ampla concorrência e outras 10 destinadas aos professores efetivos com atuação na educação básica das redes públicas estadual e municipal do Pará, em disciplinas das áreas das Ciências Humanas, Letras e das Artes. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail selecaoppgcr2018@gmail.com até às 18h do dia 11 de janeiro de 2021.

O curso de Pós-Graduação em Ciências das Religiões tem duas linhas de pesquisa (Linguagens da Religião e Religião e Sociedades), e tem como objetivos a formação e aperfeiçoamento de docentes na área, o estímulo à pesquisa e os debates metodológicos dentro da área, a promoção de diálogos sobre fenômenos religiosos, entre outros.

Fevereiro e março

Até o dia 1º de fevereiro de 2021, o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE) receberá inscrições para o Processo Seletivo para a turma de 2021. O Programa, nível Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (Cipe), será destinado exclusivamente aos graduados em cursos da área da saúde, preferencialmente com atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Excepcionalmente, poderá ser aceita a inscrição de candidatos de outras áreas afins, como bioestatística, bioengenharia, informática, robótica e outras, desde que possuam propostas de acordo com as diretrizes do Programa, mediante aprovação do Colegiado do Curso.

O Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia (PPGTEC), em nível de Mestrado Acadêmico, do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) também está com inscrições abertas. Os interessados podem enviar a candidatura até 10 de março. O PPGTEC destina-se aos portadores de diploma de curso superior de graduação, em qualquer área de conhecimento. Serão disponibilizadas 16 vagas, sendo oito em cada uma das duas linhas de pesquisas: Desenvolvimento Sustentável e Gestão dos Recursos Agroflorestais. Das oportunidades ofertadas, 13 são para ampla concorrência, uma para Pessoas com Deficiência (PCD) e duas para servidores efetivos da Uepa.

Todas as informações sobre participação, períodos, vagas, taxas e critérios de participação estão nos editais disponíveis no site da Instituição.