Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Estado investe em infraestrutura e educação na capital paraense 

Governo já entregou 10 escolas em benefício de 8,5 mil estudantes de Belém, que também ganhou 60 km de asfalto para maior mobilidade urbana

Por Giovanna Abreu (SECOM)
12/01/2021 14h29

O 'Asfalto Por Todo o Pará' já assegurou nova pavimentação em ruas da Marambaia, Terra Firme, Telégrafo, Marco, Tenoné e Icoaraci  O desenvolvimento da infraestrutura e os avanços na educação são motivos especiais a serem comemorados no aniversário de 405 anos de Belém, nesta terça-feira (12). Desde o início da atual gestão, o Governo do Estado trabalha para garantir maior mobilidade na capital. Das 54 escolas já entregues pelo executivo, em dois anos, 10 são em Belém e beneficiam mais de 8,5 mil alunos. 

"O Estado está realizando diversos investimentos na nossa capital nos 405 anos de Belém para que possamos, investindo em ações de infraestrutura como a obra do Tucunduba, e parcerias para transferência de renda em Belém, como o Bora Belém, fazer com que nossa capital seja melhor para se viver", enfatiza o governador Helder Barbalho.

O programa “Asfalto Por Todo o Pará" é um dos principais pilares de investimento em infraestrutura no Estado. Em Belém, o programa já passou pelos bairros da Marambaia, Terra Firme, Telégrafo, Marco, Tenoné, além do Distrito de Icoaraci. São 60 km de asfalto para a população da capital. 

O Estado entregou a 54ª escola no Pará, das quais, 10 em Belém, como a Esc. Dom Pedro ll entregue nesta segunda (11), reconstruída Ao todo, as obras irão resultar em 505 quilômetros de asfalto em mais de 100 municípios paraenses. O programa, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), a partir de convênio com o Banco do Brasil, representa um investimento de R$ 718 milhões, e inclui serviços de terraplenagem, meio-fio e calçada, aumentando a qualidade de vida da população.

Em outubro de 2020, o Governo entregou a nova Rodovia do Tapanã, com quase 5 km de via com um novo sistema de drenagem, duplicação de pista, pavimentação, calçada com acessibilidade e ciclofaixa, novas luminárias e sinalização vertical e horizontal. As obras foram executadas pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) e beneficiam cerca de 500 mil pessoas que utilizam a rodovia.

EDUCAÇÃO

Reforçando o compromisso com a educação dos paraenses, nesta segunda-feira (11), o Governo do Estado entregou a 54ª escola no Pará. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro ll foi a décima entregue em Belém, totalmente reconstruída e ampliada. Cerca de 540 alunos do bairro do Marco foram beneficiados. As dez escolas da capital garantem mais estrutura e qualidade de ensino não só aos estudantes, mas também aos docentes e equipe técnica. Mais de 8,5 mil alunos são contemplados com os avanços.

Leia mais: 

Índices de criminalidade em baixa contribuem para a paz social nos 405 anos de Belém