Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Canoístas do Pará participam de treinamento técnico em Curitiba

Com o apoio institucional da Seel, os canoístas aprimoram sua performance para obter experiência e qualificação às competições futuras

Por Carol Amorim (SEEL)
14/01/2021 12h34

Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) apoia a estada dos atletas paraenses para aperfeiçoamento técnico no Clube de Regatas Curitiba Sete atletas de canoagem de velocidade do município de São Domingos do Capim, na região nordeste do Pará, participam de um treinamento e aperfeiçoamento técnico, com duração de quatro meses, em Curitiba, no Paraná. Os canoístas treinam ao lado de atletas olímpicos, como o Roberto Maehler, no Clube de Regatas Curitiba (CRC). A intenção é a de agregar experiência e qualificação às competições futuras. A equipe tem o apoio institucional da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

A equipe formada por João Bastos, Laerte de Sousa, Vagner Cardoso, Arthur Batista, Marcos de Souza, Francis Cerqueira e Daniel dos Santos, desembarcou no sul do País no dia 7 deste mês de janeiro de 2021. Entre os representantes do Pará, o canoísta Daniel treina para sua primeira participação em disputa de âmbito nacional pela categoria Cadete, na Copa Brasil, que será realizado no próximo mês de março. 

“Vejo o estágio em Curitiba como uma oportunidade única de vida para mim, aproveitarei cada segundo dessa capacitação e no preparo para obter bons resultados, pois o meu sonho é de um dia entrar na Seleção Brasileira, e conseguir participar dos campeonatos internacionais, como os Jogos Olímpicos de 2024”, disse o canoísta, de 15 anos de idade. 

De acordo com a Seel, o estágio oferece um aprendizado de alto nível técnico e uma oportunidade de imersão na modalidade. “Sabemos o quanto nossos atletas são dedicados e talentosos e neste momento, sem dúvida, é algo que não pode ser desperdiçado. Entendemos que será um desafio para eles, pois estão distantes da família, um clima diferente e sem contar os cuidados com relação ao coronavírus. A Seel tem se dedicado para dar a eles a chance de mostrar o seu potencial”, ressaltou Arlindo Silva, titular da Seel. 

O presidente da Associação de Canoagem Pororoca (ASCAP), Jatobá Nascimento, reiterou a importância do aperfeiçoamento. “É uma oportunidade única. É uma chance de treinar com os melhores atletas do Brasil. E, sair de casa sempre é um desafio, principalmente por conta da pandemia que estamos passando, mas estamos tomando todos os cuidados necessários, pois a equipe está em busca de uma vaga na Seleção Brasileira”.