Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc disponibiliza mais de 340 escolas estaduais para Enem neste domingo (17)

São 138 escolas estaduais na Região Metropolitana de Belém e 204 no interior

Por Giovanna Abreu (SECOM)
15/01/2021 12h38

Primeiro dia do Enem neste domingo (17) terá cerca de 330 mil estudantes paraenses, e Seduc assegura 340 escolas para o exameMais de 340 escolas estaduais do Pará foram cedidas para funcionarem como locais de provas presenciais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (17). O primeiro dia do exame no Estado contará com aproximadamente 330 mil estudantes paraenses. Entre os espaços de aplicação, 138 escolas estaduais foram disponibilizadas na Região Metropolitana de Belém e 204 no interior.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) não apenas cedeu os espaços das escolas estaduais para a realização da prova, mas assegurou a limpeza e o processo de sanitização dos ambientes, e entrega as escolas  climatizadas e com excelente qualidade, para que os alunos possam fazer uma prova tranqüila e com segurança, embora, se saiba que cabe ao Governo Federal a organização, demarcação, espaçamento e outras medidas sanitárias e de ordenamento para a realização do Enem.

"A bandeira e o compromisso da atual gestão são com uma educação de qualidade, com estrutura digna para os alunos. Em dois anos, já foram entregues 54 escolas estaduais reconstruídas e ampliadas. A expectativa é que até dezembro de 2021, mais 50 escolas sejam entregues para o Estado”, afirma o professor e prefeito da Seduc, Belmiro Neto.

Secretaria de Estado de Educação (Seduc) não fez só a cessão das escolas, promoveu também o processo de sanitização dos ambientes A Escola Estadual de Ensino Fundamental José Veríssimo, no bairro Batista Campos, em Belém, é uma das unidades que receberá os alunos que buscam uma vaga nas universidades. Ela foi a 50ª escola entregue pelo Governo do Estado, para garantir qualidade do ensino e estrutura digna ao dia a dia dos estudantes.

“Cuidamos de todas as medidas sanitárias para receber os alunos nas escolas estaduais para o Enem, mas precisamos reforçar que mesmo com todas as precauções, os estudantes também precisam fazer a sua parte, com o uso de máscaras, álcool em gel e respeitando o distanciamento social”, alerta o professor.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, no bairro do Marco, também é um dos espaços cedidos para a realização do exame, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

As provas do Enem serão em 17 e 24 de janeiro, e candidatos devem atentar aos horários de abertura e fechamento dos locais do exameA Jarbas Passarinho é referência em inclusão, por ser adaptada com acessibilidade para funcionários e alunos com deficiência. No Pará, cerca de 340 alunos farão o Enem neste domingo, do total, mais de 20 estudantes apresentam algum tipo de deficiência.

EDUCAÇÃO

Além dos cuidados com o espaço físico, a Seduc realiza ações educativas para assegurar o aprendizado dos estudantes que vão fazer o Enem, desde início da pandemia de Covid-19.

"Mesmo com todas as dificuldades que vivemos em 2020, a Seduc se dedicou para a preparação dos alunos paraenses. Estamos confiantes de que eles apresentarão bons resultados no exame”, afirmou Belmiro Neto. 

O programa “Enem Pará” desenvolveu uma plataforma garantindo aos estudantes o acompanhamento de aulas ao vivo e videoaulas com uma experiente equipe de professores especializados em pré-Enem da própria secretaria, foi uma das ações da Seduc para a preparação dos alunos. 

Outras ações também foram fundamentais na preparação dos estudantes, como o Seducast Pará, podcast com dicas e tira-dúvidas relativas ao Enem, ou o projeto “Todos em Casa Pela Educação”, com videoaulas transmitidas pela TV Cultura e fornecimento dos cadernos de atividades (impressos e virtuais).

Para garantir o acesso ao conteúdo online, o Governo do Estado fez a entrega de chips de internet móvel com franquia de 20 gigas de dados para os 105 mil alunos da 3ª série do ensino médio.

REVISÃO

Neste sábado (16), a Seduc realiza um grande aulão preparatório de revisão para a prova do Enem, transmitido ao vivo pela TV e portal Cultura e Facebook, das 16h às 19h.

As provas do Enem vão acontecer em 17 e 24 de janeiro (na versão impressa) e dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro (na versão digital), respectivamente.