Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Emater e Prefeitura de Conceição do Araguaia vão estruturar centro de pesquisa no município

A parceria vai fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar no sul e sudeste do Pará

Por Etiene Andrade (EMATER)
19/01/2021 11h55

O Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação Tecnológica e Pesquisa Aplicada do Sudeste Paraense (UDCA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), no município de Conceição Araguaia, vai permitir a realização de pesquisa aplicada às atividades produtivas que tenham potencial para o desenvolvimento da agricultura familiar no sul e sudeste do Pará.

Em reunião entre o prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins, e a presidente da Emater, Cleide Amorim, ficou definido o repasse de recursos para a revitalização e construção de estruturas do centro de treinamento, com agroindústrias e laboratório de solos e tecidos vegetais. A expectativa de entrega é para o segundo semestre deste ano.

A presidente da Emater, Cleide Amorim (d), e o prefeito Jair Martins durante a reunião sobre o Centro de Treinamento“O objetivo é viabilizar o nosso compromisso regional, a revitalização da Unidade Didática de Conceição do Araguaia, que será um centro de treinamento nos mesmos moldes da UDB de Bragança (no nordeste paraense) para atender todo o sudeste do Estado", explicou Cleide Amorim.

Ainda de acordo com a presidente, "a Emater vai direcionar recursos para esse projeto, e nessa conversa com o prefeito viemos mostrar esse projeto e definir a parceria com a Prefeitura, para o fortalecimento desse trabalho, tendo ficado definido que até agosto possamos entregar esse centro de treinamento”, acrescentou.

A UDCA terá estrutura e função semelhantes ao Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação Tecnológica e Pesquisa Aplicada do Nordeste Paraense, em Bragança, que há mais de 50 anos atua na região nordeste desenvolvendo trabalhos com rebanho bovino de leite; ovinocultura; cultivo de gliricídia (para produção de tutor vivo); compostagem e produção de humus de minhoca; meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão); implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs); cultivo de pimenta-do-reino; produção de mudas; recuperação de nascente e irrigação, e produção de mandioca e macaxeira.

Potencial produtivo - Atualmente, as regiões sul e sudeste do Pará se destacam na área produtiva com a pecuária de leite, piscicultura, fruticultura (especialmente produção de abacaxi); cultivo de milho e hortaliças, que são áreas de potencial para desenvolvimento de pesquisas, inovações tecnológicas e capacitações, que terão espaço na UDCA, gerando expectativa positiva entre os gestores da região.

“Será de suma importância para a agricultura familiar a implantação desta unidade de pesquisa em Conceição do Araguaia, e o município será parceiro desta iniciativa”, ressaltou o prefeito Jair Martins.

A regional da Emater em Conceição do Araguaia atende aos municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D'Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.